Igreja simples para falar a todos

Alexandros Tombazis revela à Agência ECCLESIA a sua satisfação perante a conclusão da obra que projectou O Arquitecto greco-ortodoxo Alexandros Tombazis é um homem feliz perante a perspectiva de ver inaugurada a “sua” igreja da Santíssima Trindade, construção que projectou da forma “mais simples possível”, de modo a poder falar a todos. Em declarações à Agência ECCLESIA, diante da nova igreja, o arquitecto mostrou-se satisfeito pelo acolhimento que a obra vem recebendo, apesar de admitir que “ainda não sei como o público em geral vai receber o edifício”. “Eu acredito que quanto mais simples ele é, melhor falará a todos”, adianta. Num espaço aberto que comporta 8500 pessoas sentadas em volta do altar, sem quaisquer colunas que suportem o peso da estrutura no interior da igreja, Alexandros Tombazis destaca o facto de se ter criado um local “sereno, calmo, onde nos podemos concentrar e abstrair”. Para este efeito, contribui em larga medida o tratamento de um elemento essencial, a luz. “Há dois tipos de luz, a natural neutra, com janelas por cima do edifício, viradas para Norte, que podem iluminar ou obscurecer mais o ambiente, e no acesso central a luz directa, muito mais amarela e acentuada”, explica. Tombazis destaca as obras de arte presentes na igreja, em especial o painel de ouro do esloveno Pe. Ivan Rupnik que se encontra por detrás do altar, como contribuição para uma igreja “simples e inspiradora”. Os 10 anos de “relação simpática” com o Santuário de Fátima chegam hoje ao fim com um sentido de dever cumprido, muito por força “da boa colaboração entre todos, a começar pelos responsáveis do Santuário”. Igreja para o século XXI A nova igreja tem forma circular, com 125 metros de diâmetro, e é sustentada por um grande pilar que suporta toda a cobertura e evita colunas no interior do templo. O projecto de Alexandros N. Tombazis combina a luz e a tecnologia, procurando respeitar a atmosfera de Fátima. Com um volume de quase 130 000 metros cúbicos e uma altura média de 15 metros (a altura exterior ultrapassa levemente a actual colunata, permanecendo a torre da Basílica como o elemento dominante), a nova igreja de Fátima tem uma nave central de aproximadamente 8500 lugares sentados, configurada para duas capacidades diferentes: um primeiro espaço para 3175 pessoas, separado por um biombo, pode ser completamente aberto em caso de necessidade. No altar será colocado, sobre uma caixa de prata, o fragmento marmóreo retirado do túmulo de S. Pedro no Vaticano e oferecido pelo Papa João Paulo II. Ao centro do Altar, está suspenso um grande crucifixo de bronze esculpido pela irlandesa Catherine Green, de 7,5 metros de altura, com características iconográficas próximas da arte bizantina: “um Cristo não tanto sofredor, mas sim um Cristo pascal, redentor, de Glória para a Santíssima Trindade”, como explicou aos jornalistas o Reitor do Santuário. No presbitério está ainda uma imagem da Nossa Senhora de Fátima esculpida em mármore branco de Carrara, com três metros de altura da autoria do italiano Benedetto Pietrogrande. A parede atrás do altar é decorada por um grande painel que tem cerca de 500 metros quadrados, de ouro e terracota, da autoria do jesuíta esloveno, Pe. Marko Ivan Rupnik. A obra intitula-se “Chamamento Universal da Igreja”, relacionada com a Jerusalém Celeste de que fala o Apocalipse nos Capítulos 21 e 22. O interior da igreja é iluminado pelo tecto, através de janelas viradas para Norte (sheds), dando prioridade à luz natural. Será possível mudar a iluminação, em diferentes lugares e com diferentes intensidades, com a ajuda de um sistema computorizado. Simbolicamente, a orientação dos sheds lança o olhar em direcção à Basílica já existente. Exterior O custo total da maior obra de construção civil deste tipo realizada em Portugal (só na primeira fase da construção foram utilizados mais de cinco quilómetros de estacas, sete mil toneladas de aço, 50 mil metros cúbicos de betão cinzento e mais de sete mil metros cúbicos de betão branco) deverá atingir os 70 milhões de euros, uma verba superior ao orçamento inicial, mas justificada por trabalhos a mais, alguns erros e actualização de preços. Além das cerimónias religiosas, há espaços polivalentes que podem ser também utilizados para acolher grandes eventos que decorram em Fátima. Os espaços exteriores estão pavimentados com calçada portuguesa (cerca de 22 mil metros quadrados). O edifício tem 13 portas: 12 laterais dedicadas aos Apóstolos, em bronze, e o pórtico central, de 64 metros quadrados, consagrado a Cristo, com simbologia teológica trinitária. A porta central é ladeada por dez painéis superiores de bronze – Mistérios do Rosário – da autoria do artista plástico português Pedro Calapez. É ladeada ainda, por duas grandes paredes de vidro, do autor canadiano Kerry Joe Kelly onde estão gravadas, em 25 idiomas quatro frases: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós”; “Os Céus proclamam a Glória de Deus; o Firmamento anuncia a obra das Suas Mãos”; “Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus Anjos, no Céu, vêem constantemente a face de meu Pai que está no Céu”; “Que é o homem para te lembrares dele, filho do homem para com ele te preocupares?”. No pórtico de entrada está uma escultura da cipriota Maria Luizidou, que conjuga anjos e sombras em volta do apelo “Venite Adorem – Vinde e Adoremos”. Para além da Cruz Alta do alemão Robert Schad, o espaço contará com estátuas dos Papas Pio XII, Paulo VI e além de D. José Alves Correia da Silva (primeiro Bispo depois da restauração da Diocese). João Paulo II vai ter um lugar de destaque, com uma estátua e uma frase do Papa polaco a ficarem perto da entrada principal. As palavras inscritas são de uma oração à Santíssima Trindade, que o próprio fez na Capelinha das Aparições, ao iniciar a sua peregrinação em 1982. Interior A chamada “zona da reconciliação”, junto à entrada do lado sul, é um local privilegiado para a confissão sacramental e a reflexão. Uma rampa assegura o acesso alternativo às escadas. O piso inferior é adornado por um painel de azulejos da autoria de Álvaro Siza Vieira, constituindo “A Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo”. Este átrio dá acesso a várias capelas – Capela da Morte de Jesus, Capela do Sagrado Coração de Jesus e Capela do Sagrado Coração de Maria – bem como aos confessionários e sacristias. O átrio conta com dois espelhos de água, um alusivo ao Baptismo (água a cair) e outro à Criação (água a jorrar). Entre estes dois espelhos há uma ligação de acesso ao espaço de convívio que adoptará o nome de Santo Agostinho, onde ocorrerão encontros de evangelização ou outros eventos congéneres. A “zona da reconciliação” é composta por uma área para peregrinos portugueses, com salão-capela de 600 lugares sentados e 32 gabinetes/confessionários, e outra área para peregrinos estrangeiros, com 2 capelas de 120 lugares cada e 32 gabinetes/confessionários. Um espaço será reservado para o Lausperenne (Adoração Eucarística), que assim deixa a capela junto à colunata sul. Arte do mundo em Fátima Vários artistas de renome internacional e de vários países estão responsáveis pela concretização das principais peças iconográficas da Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima. Os responsáveis pela obra lembram que “sendo o Santuário de Fátima um local de carácter internacional, por onde passam anualmente peregrinos de várias dezenas de nacionalidades, o novo espaço pastoral procurará que também através das obras de iconografia possa transparecer esta mesma universalidade”. O Santuário consultou os directores dos principais museus de vários países para que indicassem nomes de artistas, que foram depois convidados a apresentar as suas propostas. Das propostas que chegaram, foi feita a seguinte selecção: Entrada Principal – Porta Principal – Painéis superiores laterais, de bronze – Pedro Calapez (Portugal); Entrada Principal – Porta Principal – Painéis inferiores, de vidro – Kerry Joe Kelly (Canadá); Escultura do Pórtico de Entrada – Maria Loizidou (Chipre); Crucifixo Interior da Igreja – Catherine Green (Irlanda); Imagem de Nossa Senhora de Fátima, no Presbitério da Igreja – Benedetto Pietrogrande (Itália); Parede de Fundo do Presbitério da Igreja – P. Marko Ivan Rupnik (Eslovénia); Painel de Azulejos no Átrio dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo – Arq. Álvaro Siza Vieira (Portugal); Estátua do Papa João Paulo II, no Exterior da Igreja – Czeslaw Dzwigaj (Polónia); Cruz Alta, no Exterior (no adro) da Igreja – Robert Schad (Alemanha) Dossier AE • Igreja da Santíssima Trindade FOTOS: Lusa, Santuário de Fátima, Paulo Rocha/AE e Fátima Missionária

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