Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, 19 set 2017 (Ecclesia) – O reitor do seminário de Angra destacou que começam hoje o novo ano letivo “num clima de festa” depois da ordenação do diácono, a entrada de seminaristas novos e a uma professora na área da arte e património.
“Estamos animados para fazermos tudo ainda com mais convicção e entusiasmo”, disse o padre Hélder Miranda Alexandre.
Ao sítio informativo diocesano ‘Igreja Açores’, o sacerdote responsável pela gestão e administração do Seminário sublinhou que a entrada de novos seminaristas “anima” para levar a missão “com um maior entusiasmo”.
Os novos seminaristas são naturais de São Miguel, Pico e São Jorge e vão entrar para o ano propedêutico, o equivalente ao ano zero do sexénio.
O seminário de Angra “recuperou, este ano, a tradição” dos alunos entrarem para o seminário mais cedo para serem acompanhados no discernimento e caminhada espiritual a partir de uma idade mais precoce, como é o caso de um dos novos seminaristas, que é natural do Topo, em São Jorge.
Com duas dezenas de alunos, as aulas começam hoje e durante o ano letivo que vai começar Jacob Vasconcelos e Nelson Pereira, os únicos alunos que não são da Ilha de São Miguel, vão concluir a preparação para serem ordenados sacerdotes.
O corpo docente do Seminário de Angra também vai ser reforçado no novo ano letivo com a entrada de uma nova professora para a disciplina de Arte e Arqueologia, com a conservadora Marta Bretão.
A disciplina dedicada aos documentos conciliares vai ser da responsabilidade do cónego Ângelo Valadão e o reitor adiantou também que com a saída do cónego Adriano Borges redistribuíram as disciplinas de História que serão lecionadas pelo diácono Martins do Carmo e o padre Cipriano Pacheco.
O sítio ‘Igreja Açores’ adianta ainda que os cónegos Gregório Rocha, diretor espiritual, e Ricardo Henriques vice-reitor, estão em Leiria a participar na formação anual para responsáveis dos Seminários.
O Seminário de Angra, foi fundado a 09 de novembro de 1862, e a instituição de ensino está presente na internet e em seminariodeangra.pt o visitante encontra “uma comunidade educativa em movimento” que apresenta na seção multimédia vídeos do seminário, vídeos vocacionais, áudios e fotografias que contam a vida e a história da instituição.
CB