Igreja: Semana Nacional da Educação Cristã conclui-se com apelos à abertura e fraternidade

D. Manuel Pelino, bispo de Santarém, sublinha «emergência atual da Educação»

Santarém, 31 out 2016 (Ecclesia) – O bispo de Santarém encerrou este domingo, na Sé desta diocese, a Semana Nacional da Educação Cristã, promovida pela Igreja Católica, e aludiu à “emergência atual da Educação”.

“Educar é ajudar a sair do seu mundo e abrir-se ao acolhimento e à fraternidade”, declarou D. Manuel Pelino, que preside à Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, na homilia da Missa.

O prelado começou por saudar todos os que têm a responsabilidade de “cuidar do crescimento harmonioso” de crianças e adolescentes, da escola à catequese.

A reflexão partiu da nota pastoral ‘Educar – propor caminho para uma vida plena’, que inspirou a celebração desta semana nas várias dioceses portugueses.

“O segredo da Educação cristã está no encontro com Cristo e no seguimento do seu caminho”, referiu D. Manuel Pelino, para quem “educar é pôr a caminho”, alertando contra o “egoísmo” e a “indiferença”

A felicidade, prosseguiu, “encontra-se para lá da situação estável e dos bens de consumo”, passando pela procura da “bondade, liberdade e dignidade” que conduz cada pessoa “ao encontro dos outros”

“Educar é propor o caminho para uma vida plena, livre, feliz”, insistiu o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

O último evento nacional da semana da Educação Cristã foram as Jornadas de Catequistas, que decorreram em Fátima, entre sexta-feira e domingo.

A conferência final foi proferida pelo teólogo João Duque, da Universidade Católica Portuguesa, que falou sobre ‘A família como fermento evangelizador da sociedade’.

"A família não evangeliza pela pregação, mas pela ação", sublinhou o docente universitário, citado pelo portal ‘Educris’, da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Começando por tipificar as "relações antropológicas em família" o teólogo afirmou que "uma família é fermento da sociedade quando, no seu interior, se estabelecem relações de gratuidade e compromisso".

As Jornadas Nacionais de Catequistas terminam pelas 12h30, com a celebração da Eucaristia e o envio dos catequistas para as suas comunidades.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top