Lisboa, 19 jun 2014 (Ecclesia) – Os secretários das conferências episcopais europeias vão reunir-se a partir de hoje para o seu 42.º encontro na cidade francesa de Estrasburgo para quatro dias de trabalho centrados no Conselho da Europa.
“Acreditamos que a missão de promover e proteger os Direitos Humanos, o papel da lei e a democracia – que estão na base do Conselho da Europa -, ganham um significado pleno quando promovemos a paz, o desenvolvimento integral da pessoa humana, a defesa da liberdade e da vida que estão no coração da missão da Igreja”, disse o padre Duarte da Cunha, secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).
Segundo o sacerdote português, o Conselho da Europa tem uma missão “social e cultural” que levou os participantes a escolher Estrasburgo como ponto de encontro.
Os participantes vão passar a sexta-feira nos edifícios deste Conselho e agenda prevê uma “troca de informações” sobre situações de “tensão e sofrimento” no Velho Continente, em particular na Ucrânia e na Bósnia-Herzegovina.
O encontro vai concluir-se no domingo com uma Missa solene pela Europa na Catedral de Estrasburgo, presidida pelo arcebispo local, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
OC