David Barbas aborda hospitalidade vivida pelos jovens e iniciativas realizadas ao longo do ano pelo movimento
Lisboa, 22 jul 2025 (Ecclesia) – O secretário do movimento Juventude Hospitaleira (JH) afirmou que os jovens que participam em atividades de contacto direto com utentes de casas de saúde, promovidas pelo movimento, acabam por sair destas experiências sensibilizados para a realidade da saúde mental.
“Todos os jovens que vão acabam por ser tocados, uns demoram mais dias, outros menos, é conforme o processo de cada um”, referiu David Barbas, em entrevista ao Programa Ecclesia, transmitido hoje na RTP2.
Ao longo do ano, a JH promove diversas atividades, como fins de semana e campos de férias, nas quais os jovens se aproximam da realidade da saúde mental, através da relação com os utentes de casas de saúde.
“Ali vão ver realidade tal e qual como é, que tem as suas vertentes próprias da doença, por vezes, mas que, por outro lado, tem muito mais a oferecer”, indica.
“Muitas vezes, nós achamos que quem está nas casas de saúde é alguém que está limitado, que não consegue fazer as coisas, que não consegue viver em comunidade, em sociedade, e é precisamente o contrário”, salienta David Barbas.
Neste contexto, o secretário do movimento da Juventude Hospitaleira explica que os jovens encontram “unicamente pessoas, com problemas de saúde, sim, como qualquer um” está sujeito a ter.
“[Os jovens] descobrem um mundo que realmente os muda […] e é esse o intuito também da Juventude Hospitaleira, é que os jovens quando voltam para as suas casas, para o seu dia a dia, para a sua sociedade, tenham também já uma visão diferente e real do que é a sociedade”, realça.
A Juventude Hospitaleira é um movimento juvenil, fundado pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ) e pelos Irmãos de S. João de Deus (OH), com o objetivo primeiro de levar aos jovens o mundo da hospitalidade.
David Barbas assinala que este movimento “não é estagnado”, mas sim “continuado”, que se mantém vivo ao longo do ano através das casas que possuem e das atividades que promovem.
HM/LJ