Igreja/Saúde: Papa quer «bons samaritanos»

Mensagem para o 21.º Dia Mundial do Doente

Cidade do Vaticano, 11 fev 2013 (Ecclesia) – Bento XVI convidou as comunidades católicas a “intensificar o serviço da caridade”, em particular junto dos doentes, evocando o exemplo de Madre Teresa de Calcutá (1910-1997).

“A Beata Teresa de Calcutá começava sempre o seu dia encontrando Jesus na Eucaristia e depois saía pelas estradas com o rosário na mão para encontrar e servir o Senhor presente nos enfermos, especialmente naqueles que não são «queridos, nem amados, nem assistidos»”, refere o Papa, na sua mensagem para o 21.º Dia Mundial do Doente, que se celebra hoje.

A data, instituída por João Paulo II em 1992, é assinalada anualmente pela Igreja Católica a 11 de fevereiro, na festa litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, que marca as aparições a Bernardette Soubirous, em 1858.

Bento XVI escreve na sua mensagem para esta ocasião que os crentes devem ser um “bom samaritano para o outro” e apresenta algumas figuras que, ao longo da história da Igreja, “ajudaram as pessoas doentes a valorizar o sofrimento no plano humano e espiritual”.

Entre estas, além de Madre Teresa, o Papa recorda Raoul Follereau (17 de agosto 1903-6 de dezembro 1977), que “dedicou a sua vida ao cuidado das pessoas leprosas mesmo nos cantos mais remotos da terra”.

O documento parte das palavras finais da parábola do Bom Samaritano – ‘Vai e faz tu também o mesmo’ –, apresentada no evangelho segundo São Lucas, que Bento XVI apresenta como paradigmáticas da atitude que cada cristão “deve ter para com os outros, particularmente se necessitados de cuidados”.

“Trata-se, por conseguinte, de auferir do amor infinito de Deus, através de um intenso relacionamento com Ele na oração, a força para viver diariamente uma solicitude concreta, como o Bom Samaritano, por quem está ferido no corpo e no espírito, por quem pede ajuda, ainda que desconhecido e sem recursos”, precisa.

O texto de Bento XVI deixa também um pensamento de “viva gratidão e de encorajamento” às instituições católicas de saúde e à sociedade civil, saudando todos os que estão empenhados neste setor.

O 21.º Dia Mundial do Doente vai ser celebrado de forma solene, no Santuário de Altoetting, Alemanha.

OC

Partilhar:
Scroll to Top