Leiria, 07 out 2025 (Ecclesia) – A Autoridade de Saúde de Leiria solicitou a colaboração da diocese para sensibilizar a população sobre a importância da vacinação sazonal contra os vírus da gripe e da COVID-19, especialmente junto dos grupos mais vulneráveis.
Em comunicação dirigido ao Gabinete de Informação e Comunicação, a Equipa Coordenadora da Vacinação da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria sublinha que “a experiência da última época outono/inverno demonstrou de forma clara as graves consequências destas infeções, sobretudo nos grupos mais vulneráveis”.
Segundo as autoridades de saúde, a vacinação é uma medida segura e eficaz que apresenta benefícios significativos: reduz o risco de doença grave, hospitalização e morte; previne complicações como pneumonias e descompensação de doenças crónicas, nomeadamente cardíacas; diminui a circulação dos vírus na comunidade, protegendo não apenas quem se vacina, mas também familiares e contactos próximos; evita a sobrecarga dos serviços de saúde na época outono/inverno; e promove maior tranquilidade no convívio social e familiar.
“Não receiem a vacina, mas sim a doença e as suas complicações”, apela doutora Ana Silva, da Equipa Coordenadora da Vacinação da ULS RL, que reforça: “Se tem 60 ou mais anos, ou pertence a um grupo de risco, vacine-se sem hesitação. A vacinação é um gesto simples que salva vidas e protege aqueles que mais ama.”
A Diocese de Leiria-Fátima associa-se a este apelo das autoridades de saúde, reconhecendo a importância da proteção da vida e do cuidado com os mais frágeis.
LFS