Igreja/Saúde: Congregações religiosas desafiam a debater «psiquiatria e saúde mental sem tabus»

Congresso de S. João de Deus decorre entre 19 e 21 de abril em Lisboa

Lisboa, 28 fev 2018 (Ecclesia) – O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus preparam-se para promover um congresso sobre psiquiatria e saúde mental entre 19 e 21 de abril.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a organização destaca a “grande variedade de temas” que vão ser abordados, especificamente ligados “com a patologia psiquiátrica, as abordagens terapêuticas, o estigma, as intervenções na família e sociedade”.

Também “a prevenção e reabilitação, as questões de bioética, a espiritualidade e as novidades da tecnologia”.

‘Psiquiatria e Saúde Mental 100/sem Tabus’, é o título escolhido para este 13.º congresso S. João de Deus, que vai decorrer na Escola Superior de Tecnologia da Saúde e na Escola Superior de Enfermagem, no Parque das Nações, em Lisboa.

Este congresso tem início no dia 19 de abril às 14h00, com diversos workshops, entre eles a “intervenção familiar em pessoas com doença mental grave” e a “reabilitação cognitiva na demência”.

O final do dia está reservado à apresentação de comunicações livres, trabalhos que devem ser enviados até dia 28 de fevereiro e que após avaliação da organização serão expostos.

Entre 20 e 21 de abril o tempo será preenchido com várias conferências, entre as quais a ‘Hospitalidade e saúde mental’, a cargo de Michael Musalek; e a ‘Saúde Mental sem tabus: realidade ou ilusão?’, com o espanhol Francisco Del Horno.

Também o painel ‘Da prevenção à Reabilitação Psicossocial: caminhos e intervenções’, de Manuel Martin, e uma abordagem à ‘Transhumanização’, de Marques Teixeira.

O evento encerra-se com um ciclo de reflexão dedicado à ‘Neurociência aplicada’ e com a entrega de um prémio relacionado com as comunicações livres.

A Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus está presente em 24 países da Europa, América, África e Ásia.

A sua Missão orienta-se para a promoção da saúde e assistência na doença no âmbito da Saúde Mental e Psiquiatria.

Quanto ao Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, trata-se de uma Instituição Particular de Solidariedade Social com Fins de Saúde, entidade que gere e administra os 12 estabelecimentos de saúde da Congregação em Portugal.

Em termos geográficos, 8 estão localizados no Continente, 2 na Região Autónoma da Madeira e outros 2 na Região Autónoma dos Açores.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top