Fátima, Santarém, 26 nov 2013 (Ecclesia) – O acompanhamento espiritual e religioso em cuidados paliativos é o tema do seminário, que começou hoje e se prolonga até quinta-feira, em Fátima, na Domus Carmeli.
A iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e pela Pastoral da Saúde – Capelanias hospitalares pretende fazer uma “leitura antropológica e sociológica do fenómeno espiritual e religioso e da vivência da morte e do morrer no Portugal contemporâneo”, lê-se no programa.
“Reflectir sobre o sofrimento e a esperança no processo humano do morrer” e “aprender a diagnosticar as necessidades dos pacientes e a comunicar com eles nesta dimensão” são dois dos objectivos desta actividade formativa que tem como coordenador o padre José Nuno Ferreira da Silva, da diocese do Porto.
José Carlos Bermejo, Hermínio Araújo, Fernando Sampaio e Alfredo Teixeira são alguns dos oradores da iniciativa «O sabor do diospiro – O acompanhamento espiritual e religioso em cuidados paliativos», revela o programa.
LFS