Sessão de cumprimentos decorreu no Mosteiro dos Jerónimos após a primeira catequese quaresmal de D. Manuel Clemente
Lisboa, 23 fev 2015 (Ecclesia) – D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, afirmou que as saudações que recebeu no Mosteiro dos Jerónimos, este domingo, são um sinal de que “na Igreja nada se faz sozinho” e valorizou o envolvimento dos diocesanos no Sínodo de Lisboa.
Em declarações à Agência Ecclesia, D. Manuel Clemente referiu a “alegria” e “gratidão” pelas mensagens que lhe foram dirigidas por ter sido criado cardeal, no consistório que decorreu no Vaticano no dia 14 e 15 de fevereiro.
“A maior parte são caras conhecidas daqui e dali de uma vida que já tem muitas décadas e, tirando os anos do Porto, foi sempre aqui. É sempre um momento bonito de reconhecimento, de amizade. Estas coisas são muito importantes porque na Igreja nada se faz sozinho”, sublinhou o cardeal-patriarca de Lisboa.
D. Manuel Clemente disse também que espera concretizar as propostas do Papa Francisco para toda a Igreja, nomeadamente com o crescente envolvimento dos diocesanos de Lisboa na caminhada sinodal curso.
“Está a ser uma realidade muito envolvente, cada vez com mais pessoas”, sublinhou o patriarca de Lisboa, adiantando que “muitas coisas surgirão com criatividade que só acontece na oração e na ação”.
Na primeira catequese quaresmal, sobre o tema “O coração e a vida dos discípulos de Cristo”, D. Manuel Clemente disse que as notícias sobre o Sínodo Diocesano são “muito estimulantes”, porque há “mais de mil grupos a refletir a Exortação Apostólica e a ensaiar ações práticas que concretizem ‘o sonho missionário de chegar a todos’”.
“Milhares de cristãos envolvidos diretamente neste processo e iniciativas que se vão somando, com criatividade e resultado promissor. Comunidades paroquiais e outras agregações cristãs, seculares, regulares e laicais, sempre em maior número e aplicação”, referiu D. Manuel Clemente.
As catequeses quaresmais na Diocese de Lisboa têm por tema geral “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira" e, após a primeira ter sido proferida por D. Manuel Clemente, as seguintes, nos próximos domingos, serão da responsabilidade de D. Joaquim Mendes, D. Nuno Brás e D. José Traquina, bispos auxiliares do Patriarcado de Lisboa.
PR