Iniciativa «inédita» vai decorrer esta hoje às 21h30
Fátima, Santarém, 10 out 2014 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima, em Portugal, e o Santuário de Aparecida, no Brasil, vão unir-se hoje em oração, às 21h30 (hora de Lisboa), pelo Papa e o Sínodo dos Bispos.
O momento vai ser assinalado com recitação em conjunto do Rosário a partir destes dois locais, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pela sala de imprensa do Santuário de Fátima.
A oração terá como presidentes D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e D. Darci José Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida.
“A partir da Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, e da Basílica Nacional de Aparecida, com ligação através de televisões católicas, os cinco mistérios do Rosário serão rezados de forma alternada entre estes dois lugares, numa iniciativa inédita que pretende marcar a preparação do Centenário das Aparições de Fátima e o Tricentenário do Encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Rio Paraíba do Sul, em Aparecida”, acrescenta a nota de imprensa.
Para o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, este momento “será um pequeno gesto, mas de grande significado”.
“Tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, mas também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora, sentimos dever de celebrar conjuntamente tão significativos jubileus”, precisa.
Os peregrinos no Santuário de Fátima vão poder acompanhar em direto a ligação ao Brasil, a partir de ecrãs que serão colocados na Capelinha das Aparições.
A recitação terá ainda transmissão pela TV Aparecida e pelas televisões associadas a esta estação, pela TV Canção Nova/Portugal e pela TV Canção Nova/Brasil.
O primeiro momento da ligação institucional neste âmbito da celebração dos centenários dos dois santuários teve lugar a 17 e 18 de maio deste ano, com a oferta pelo Santuário de Fátima de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário de Aparecida.
LRS/OC