29 catecúmenos vão receber os sacramentos da iniciação Cristã – batismo, confirmação e Eucaristia – na Páscoa
Faro, 20 fev 2018 (Ecclesia) – O bispo do Algarve encontrou-se com um grupo de adultos que pediu a admissão na Igreja Católica, iniciando um percurso de catecumenado, e pediu que “ninguém se sinta obrigado nem pressionado a nada”.
“[Há] Liberdade plena e respeito pleno pelo caminho que cada um está a fazer. Não é obrigatório que alguém, tendo iniciado o catecumenado, tenha de ser batizado já nesta Páscoa”, afirmou D. Manuel Quintas.
Numa informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’ explicou 29 que dos 75 adultos vão receber na próxima Páscoa os três sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Confirmação (crisma) e Eucaristia.
“Tem que brotar de vós mesmos este desejo, este querer ser batizado e entender o mais possível o que significa ser batizado, ser discípulo de Cristo, ser membro de uma família que todos constituímos, à qual chamamos Igreja”, desenvolveu o bispo do Algarve.
D. Manuel Quintas afirmou que “a Igreja deve estar atenta a quem procura e a quem pede” para receber os sacramentos da iniciação cristã, sendo o seu dever apoiar aqueles que, “por tantas circunstâncias”, não tiveram oportunidade de ser batizados.
O jornal ‘Folha do Domingo’ conta que na celebração do rito de eleição dos catecúmenos os 29 candidatos inscreveram em livro próprio o seu nome, um “gesto que confirma a sua vontade em receber os sacramentos da iniciação cristã”, que vão receber na vigília pascal, a 31 de março.
CB/OC