Igreja: Roma acolhe Congresso Mundial sobre turismo como «porta da evangelização»

Portugal marca presença em evento promovido pelo Vaticano e Conferência Episcopal Italiana

Roma, 16 out 2025 (Ecclesia) – O IX Congresso Mundial do Turismo, promovido pelo Vaticano e Conferência Episcopal Italiana, começou hoje em Roma, abordando os desafios que o setor levanta à ação da Igreja Católica.

‘Turismo, porta da evangelização’ é o tema do evento, que reúne representantes de vários países, incluindo Portugal, até ao próximo sábado para refletir sobre o papel do turismo religioso como instrumento de evangelização e de promoção humana.

O encontro, incluído no calendário do Jubileu é organizado pelo Dicastério para a Evangelização (Santa Sé) e o Secretariado Nacional para a Pastoral do Tempo Livre, Turismo e Desporto da Conferência Episcopal Italiana.

A delegação portuguesa, de quatro pessoas, é liderada Miguel Neto, diretor da Pastoral do Turismo – Portugal; em Roma estão ainda representantes da equipa diocesana de Coimbra.

Na abertura dos trabalhos, o padre Michele Gianola, subsecretário da Conferência Episcopal Italiana e diretor interino do Secretariado Nacional para a Pastoral do Tempo Livre, Turismo e Desporto, sublinhou que “a comunidade se constrói através das relações”, defendendo um modelo de “turismo convivial”, que cria laços entre pessoas e comunidades locais.

“Todos nós somos protagonistas deste congresso”, afirmou, agradecendo a presença dos participantes vindos “de lugares muito distantes”.

D. Rino Fisichella, pro-prefeito do Dicastério para a Evangelização, sublinhou que o turismo deve “apontar sempre para a evangelização”, através da beleza e da arte.

Entre os conferencistas estão a diretora dos Museus Vaticanos, Barbara Jatta, e o arcebispo Giovanni Cesare Pagazzi, arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana.

O programa inclui intervenções de especialistas de várias universidades, sobre temas como a teologia do descanso, a arte como via de anúncio do Evangelho, a antropologia do turismo e os desafios da inteligência artificial na pastoral contemporânea.

No sábado, os participantes realizaram uma peregrinação jubilar à Basílica de São Pedro, com passagem pela Porta Santa.

Na sessão conclusiva, a investigadora Debora Tonelli abordará o tema “Turismo e convívio”, propondo o turismo religioso como espaço de encontro e diálogo entre culturas.

OC

Partilhar:
Scroll to Top