Padre João Chagas participa nas Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil
Lisboa, 04 ago 2015 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) promove as suas jornadas nacionais de formação com o tema ‘O Jovem (t)em saída? – A misericórdia na Pastoral Juvenil’, a 25 e 26 de setembro, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o DNPJ informa que o encontro nacional de formação terá como conferencista principal o responsável da Pastoral Juvenil no Conselho Pontifício para os Leigos (Santa Sé).
O padre João Chagas vai apresentar no contexto do tema “O Jovem em saída ou estacionado?” a conferência ‘O Jovem na Europa – contextos e desafios’, no dia 25 de setembro às 21h45.
O sacerdote brasileiro vai ainda apresentar a conferência ‘JMJ’16 Jubileu da Misericórdia – Jubileu dos jovens’ dentro da temática dos “Jovens em saída por que percursos?”, na manhã do dia 26 de setembro, a partir das 10h00.
As Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil destinam-se a animadores de grupos e movimentos jovens e do programa destaca-se ainda a mesa redonda ‘Vocação ao Amor’, que reflete a partir de ‘Jovens em saída, em que horizontes?’, a partir das 14h30.
Para este momento foram convidados o teólogo e filósofo Pedro Valinho Gomes, que vai falar sobre ‘A Família’; a superiora provincial da Congregação das Escravas do Sagrado, irmã Maria Vaz Pinto, que trará uma reflexão sobre a ‘Vida Consagrada’; e o especialista em estudos de mercado e opinião, Carlos Liz, que abordará o tema ‘os jovens lugares de Misericórdia’.
A D. Joaquim Mendes, vogal da Comissão Episcopal Laicado e Família que acompanha o DNPJ, caberá a abertura das jornadas (21h30, 25 setembro), e a sessão de encerramento com o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, padre Eduardo Novo, no dia 26 de setembro, a partir as 16h30.
CB