«Queremos celebrar estes dias festivos convosco» – padre Carlos Cabecinhas
Fátima, 27 mar 2024 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima fez um convite em particular à comunidade surda para participar no Tríduo Pascal, destacando as celebrações com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), entre quinta-feira e domingo.
“Caros membros da comunidade surda, estamos a aproximar-nos dos dias festivos mais importante do ano, para todos aqueles que partilham a fé cristã, os dias em que celebramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus: A Páscoa”, começa por explicar o padre Carlos Cabecinhas, num vídeo divulgado pela instituição.
O reitor do santuário de Fátima realça que a Páscoa é uma “celebração tão grande” que não se pode resumir “a um único dia”, por isso, começam as celebrações esta quinta-feira, dando início ao Tríduo Pascal.
As celebrações do Tríduo Pascal, com interpretação em LGP, realizam-se na Basílica da Santíssima Trindade, e o reitor indicou: a Missa vespertina da Ceia do Senhor, às 18h00 de Quinta-feira Santa; a celebração da Paixão (morte) do Senhor, às 15h00, em Sexta-feira Santa; e, “no sábado à noite”, a “Solene Vigília Pascal”, às 22h00.
No domingo de Páscoa, 31 de março, a comunidade surda tem mais duas celebrações: a Missa com interpretação em LGP, transmitida pelo canais digitais do Santuário de Fátima, às 11h00, e a Missa de Domingo de Páscoa, a partir das 15h00, também na Basílica da Santíssima Trindade.
“Esperamos por vós, queremos celebrar estes dias festivos convosco”, conclui o padre Carlos Cabecinhas, no seu convite à comunidade surda.
Desde 2013, a Eucaristia dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, é interpretada em Língua Gestual Portuguesa; as celebrações do Tríduo Pascal no santuário da Cova da Iria começaram a ter interpretação LGP, em 2018.
O santuário mariano destaca que a vivência da Quaresma e da Páscoa em Fátima “é permeada por uma comunhão espiritual profunda e significativa”; na Semana Santa, que começou este domingo, 24 de março, com os Ramos, as celebrações “enfatizam a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”, reforçando a mensagem central da fé cristã.
Para além das celebrações, já para a comunidade surda, em Quinta-feira Santa, dia 28, às 16h45, têm a meditação “Oferecer a vida por amor”, na capela da Ressurreição de Jesus, e a oração da Agonia do Senhor, às 23h00, na capela da Morte de Jesus.
Sexta-feira, dia 29, o programa começa com a Via-sacra no Caminho dos Pastorinhos (Via Crucis), com início na Capelinha das Aparições, entre a 00h00 e as 03h00; destaca-se ainda a meditação “Unir-se à redenção”, às 11h00, na capela da Ressurreição de Jesus, e a Via-sacra no Recito de Oração, a partir das 21h00.
No dia 30, Sábado Santo, de manhã, de manhã rezam laudes (09h30) e o Rosário (12h30), a partir das 15h00, a oração a Nossa Senhora da Soledade (Via Matris), no Recinto de Oração, seguindo-se a meditação ‘Entrever o dia novo’, 16h30, na capela da Ressurreição de Jesus
No seu sítio online, o Santuário de Fátima informa ainda que a partir da Páscoa o seu programa oficial “sofre algumas alterações”, com a entrada em vigor do chamado ‘Programa de Verão’, até ao final de outubro.
No horário de verão, as Missas com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, ao domingo, são às 11h00 e às 15h00.
CB/OC