Porto, 30 set 2021 (Ecclesia) – As cidades do Porto, da Maia, Valongo e Gondomar vão receber o Festival Internacional de Órgão e Música Sacra (FIOMS), entre hoje e 24 de outubro.
Esta atividade cultural tem como diretor o mestre capela da Igreja da Lapa (Porto), Filipe Veríssimo, que a integra em linha com “os grandes festivais internacionais de órgão realizados no Porto até 2015, com o objetivo de preservar, promover e valorizar o vasto e rico património organístico da Diocese e Área Metropolitana do Porto”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA
Estimular o interesse das populações pela Música Sacra vocal e de órgão, incentivar o despertar de novos talentos através da criação e implementação de uma proposta de oferta cultural para a região que seja regular, bem articulada e sustentável” são outros objetivos.
Nesta primeira fase, o FIOMS decorre entre os dias 30 de setembro e 24 de outubro de 2021 e vão ser realizados “quarenta e dois concertos em vinte e quatro das mais emblemáticas” igrejas do Porto, Maia, Valongo e Gondomar.
O festival conta com a presença de vinte e quatro organistas nacionais e estrangeiros, três maestros, dois coros, um ensemble de música antiga, uma orquestra sinfónica e incluirá uma palestra com o título “Uma conservação – Um restauro” pelo mestre-organeiro Dinarte Machado, responsável pelo restauro dos seis órgãos do Basílica do Palácio Nacional de Mafra.
A partir de 2022, o FIOMS dará início, de forma gradual, ao alargamento da sua área de ação a toda a Diocese e Área Metropolitana do Porto.
LFS