Igreja presente no IndieLisboa 2014

Festival Internacional de Cinema Independente vai contar com júri infantil do Colégio São João de Brito

Lisboa, 24 abr 2014 (Ecclesia) – A Igreja Católica vai marcar presença na 11ª edição do Festival de Cinema IndieLisboa, que decorre hoje a 4 de maio, e associa-se este ano ao Indiejúnior.

O IndieLisboa “comemora uma das suas mais bem-sucedidas secções, o Indiejúnior” e o Prémio Árvore da Vida promovido pela Igreja Católica associa-se a estes festejos “contemplando também os filmes para os mais novos, com júri próprio constituído por quatro alunos do Colégio São João de Brito, em Lisboa”, revela em artigo publicado no Semanário ECCLESIA Margarida Ataíde, membro do júri do Prémio ‘Árvore da Vida’, onde representa o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS).

O prémio, uma parceria entre o SNCS e o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, pretende incentivar à criação de obras que privilegiem valores humanos e espirituais, “é também uma forma de olhar adiante, acompanhando o que de mais recente se faz e, dentro disso, as abordagens que maior interesse despertam na ‘geração do futuro’”, avança.

“Estreita-se assim a relação que vem unindo, de há cinco anos a esta parte, a Igreja portuguesa e o festival, agora reforçada e renovada com esta atenção particular aos criadores do cinema infanto-juvenil”, refere a crítica de Cinema.

Entre as ações previstas, destaca a secção ‘Pulsar do Mundo’, composta essencialmente por documentários “que lidam com questões relevantes da atualidade mundial”, e que este ano conta com uma obra de Inês Mendes Gil, membro do Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), com o filme ‘Sangue na Guelra’.

A obra que resulta de “uma parceria entre a Universidade Lusófona e o Centro Unesco, mostra a realidade complexa de uma escola na Reboleira”.

O Prémio ‘Árvore da Vida’, no valor de mil euros, destina-se aos criadores portugueses de longas e curtas-metragens incluídos na secção Competição Nacional, selecionando da mesma forma o filme que, entre as quatro longas e as 17 curtas programadas, se distinga pelos valores refletidos nas suas abordagens.

O júri terá como membros, além da representante do SNCS, Rui Martins, do SNPC, e João Amaro Correia, habitual colaborador do mesmo secretariado.

Outra novidade desta 11ª edição do IndieLisboa é a parceria da organização do evento com a Universidade Católica que este ano “disponibiliza uma equipa de filmagem para acompanhar e documentar o decorrer do festival”, revela ainda Margarida Ataíde.

MD

Partilhar:
Scroll to Top