Directores diocesanos da Pastoral Juvenil reuniram-se em Fátima
As dioceses portuguesas deverão ter pronto até Junho o programa de inscrição para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará em Madrid entre 16 e 21 de Agosto de 2011.
A decisão foi tomada na reunião de directores dos departamentos diocesanos da Juventude que decorreu nos dias 12 e 13, em Fátima.
A assembleia determinou também que cada diocese deverá contribuir com pelo menos 50 voluntários para a JMJ, disse à Agência ECCLESIA o director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), Pe. Pablo Lima.
A partir de 24 de Abril será divulgado o “Estatuto do Voluntário”, no seguimento das indicações prestadas por responsáveis da JMJ, que se deslocaram propositadamente a Fátima para dar a conhecer os serviços, modalidades de trabalho e requisitos para a colaboração no evento.
Foi igualmente pedido a cada diocese que prepare um contributo para o “Festival da Juventude”, conjunto de iniciativas integradas no programa da Jornada.
O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil já tem um espaço reservado em Madrid, que servirá também de apoio à comunicação social portuguesa.
Segundo o site oficial da JMJ, a Cruz da Jornada entrará em Portugal no mês de Agosto, depois de passar por Santiago de Compostela, por ocasião da Peregrinação Europeia Jovem.
Durante doze dias, a Cruz percorrerá as 20 dioceses portuguesas, permanecendo no Santuário de Fátima a 14 e 15 de Agosto.
Ainda de acordo com a mesma fonte, o DNPJ estima que estarão em Madrid cerca de 15 mil jovens organizados por departamentos ligados directamente à Conferência Episcopal Portuguesa, número que será acrescentado por “muita gente” que irá “viajar por sua conta ou através dos diferentes movimentos da Igreja”.
“Fátima Jovem” com inscrições abertas
Na reunião, que contou com a participação de delegados de 14 dioceses, foram igualmente apresentadas informações sobre o “Fátima Jovem”, próxima actividade a nível nacional da Pastoral Juvenil.
O encontro começará a 1 de Maio, às 15h30, com um concerto da Banda Jota, prosseguindo pela noite com a oração do Terço, Procissão de Velas e uma vigília que inclui espaços de oração, workshops, cine-fórum e um tempo de diálogo e reconciliação.
A iniciativa termina às 6 da manhã de 2 de Maio com a missa na basílica, presidida por D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu e membro da Comissão Episcopal do Laicado e Família.
Antes da eucaristia haverá na Capelinha das Aparições um momento denominado “Feliz Dia da Mãe”, que ocorre nesse Domingo.
As inscrições para o “Fátima Jovem” podem ser feitas nos departamentos da juventude das dioceses.
Da agenda da reunião de directores fez parte a apresentação do livro que contém a carta de João Paulo II que inspirou a realização da Jornada Mundial da Juventude, documento que este ano assinala o 25.º aniversário.
A assembleia foi ainda informada da preparação do Festival Jota, que se realizará entre 23 e 25 de Julho, da marcação da 12.ª edição do Fórum Ecuménico Jovem para 6 de Novembro, em Viseu, e da remodelação do site do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, que acontecerá na próxima semana.
A próxima reunião do Conselho da Pastoral Juvenil está marcada para Junho.
Foto: Bento XVI na Jornada Mundial da Juventude de 2008 (Sydney, Austrália)