Mensagem de Bento XVI afirma que cristãos devem «sentir o anseio e a paixão de iluminar todos os povos com a luz de Cristo»
A Igreja assinala no próximo Domingo, 18 de Outubro, o Dia Mundial das Missões. Na mensagem intitulada “As nações caminharão à sua luz”, Bento XVI pretende que os católicos reavivem a consciência do mandato missionário de Cristo.
O Papa recorda que a evangelização de todos os povos “constitui a missão essencial da Igreja”, tarefa “que as vastas e profundas mudanças da sociedade actual tornam ainda mais urgentes”.
Mais do que apresentar um modelo de vida, “está em questão a salvação eterna das pessoas, o fim e a plenitude da história humana e do universo”, indicou Bento XVI.
Celebrações assinalam Dia Mundial das Missões
A dimensão missionária da Igreja será evocada através de diversas iniciativas.
Amanhã, 16 de Outubro, a diocese de Leiria realiza em Ourém uma vigília missionária; a celebração, que começará às 21h30, terá lugar na Igreja Nossa Senhora das Misericórdias.
No Sábado, decorre em Abrantes, diocese de Portalegre-Castelo Branco, uma Jornada Missionária, com um programa que se inicia às 10h00. No mesmo dia, a capela do Seminário da Boa Nova (Vila Nova de Gaia) acolhe uma vigília preparada pelo Grupo Paroquial Missionário de Valadares.
Para Domingo está agendada a “Tarde das Missões”, organizada pela Família Dehoniana. O encontro, que se inicia às 14h00, ocorrerá no Seminário de Alfragide.
Leia mais notícias e artigos sobre este tema no Dossier “Missões”.