Igreja: «Praça Central» vai debater os desafios humanos na era da inteligência artificial

Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) realiza nova edição a 15 de março, em Braga.

Lisboa, 21 jan 2025 (ECCLESIA) – O presidente da Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) considera que o evento ‘Praça Central’, a realizar em Braga, no próximo dia 15 de março, mostra a unidade da Igreja.

“A ideia fundamental é perceber que não existem muitas capelinhas, pertencemos todos à mesma Igreja, mas temos maneiras diferentes de viver a nossa fé e temos maneiras diferentes de estar na vida”, disse à Agência ECCLESIA João Cordovil Cardoso.

A edição deste ano da ‘Praça Central’ vai centrar o seu debate sobre “os desafios humanos na era da inteligência artificial”, e segundo o presidente do CNAL é um “encontro de ideias, de diálogo, de conhecimento mútuo, aberto não apenas, aos crentes, mas aberto a todas as pessoas de boa vontade”.

Os participantes da ‘Praça Central’ vão ouvir “pessoas que estão dentro da Igreja, ouvir pessoas que também estão fora da Igreja”, porque a questão da inteligência artificial afeta “a sociedade de uma forma genérica”.

“Queremos mostrar, entre outras coisas, que os cristãos não são assim uns animais muito estranhos, são pessoas normais que vivem no mundo, vivem na sociedade, mas que têm Cristo na sua vida”, frisou João Cordovil.

Ao longo do dia, os participantes “não vão ter uma sessão técnica sobre inteligência artificial”, mas diálogos sobre “aspetos sociais e éticos” desta realidade.

Neste conjunto de “problemas” a refletir, o CNAL pretende “ver o lado positivo e não apenas o lado negativo da inteligência artificial”, sublinhou João Cordovil ao programa ECCLESIA emitido hoje,  na RTP 2.

“Fia-te nos algoritmos e não vivas… Desafios Humanos na Era da IA: um debate urgente” é o tema da próxima sessão ‘Praça Central’.

HM/LFS

«Praça Central»: CNAL promove «debate urgente» sobre Inteligência Artificial

 

 

Partilhar:
Scroll to Top