Terras de Bouro, 09 ago 2017 (Ecclesia) – Dois postos de atendimento ao peregrino e cerca de 50 voluntários estão a apoiar os peregrinos que se deslocam ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, na Arquidiocese de Braga, até 15 de agosto.
“Muitos são os peregrinos que se deslocam ao Santuário, agora Basílica, a pé e de bicicleta. Vindos de vários locais caminham, preferencialmente de noite, sozinhos ou em grupo”, assinala um comunicado da Irmandade de São Bento da Porta Aberta enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Os postos de atendimento estão localizados em Vieira do Minho, nas Cerdeirinhas, e em Amares, em Santa Maria de Bouro.
“Esta ação que junta a Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, GNR da Póvoa de Lanhoso, Núcleo de Escuteiros de Vieira do Minho, Rotary Póvoa de Lanhoso e muitos outros voluntários foi levada a cabo, pela primeira vez este ano”, acrescenta a nota de imprensa.
O Santuário de São Bento da Porta Aberta em Rio Caldo, Terras de Bouro, a cerca de 37 quilómetros de Braga, prepara-se para acolher muitos emigrantes na romaria anual de agosto, que decorre entre os dias 10 e 15.
A Romaria de São Bento da Porta Aberta dedica o seu primeiro dia de festividades às crianças do Concelho de Terras de Bouro e à defesa da Natureza.
“Dada a sintonia entre a Basílica de S. Bento da Porta Aberta e a Basílica de Fátima e atendendo que este ano ocorre o primeiro centenário das aparições, a Irmandade de S. Bento da Porta Aberta convidou as crianças dos ATL do Gerês, de Moimenta, de Rio Caldo e de Valdosende a associarem-se com o seu trabalho”, adianta a Irmandade.
A inauguração de exposição decorre na Cripta do Santuário, pelas 11 horas, apresentando pinturas sobre rochas, sob o tema ‘O centenário de Fátima’.
À mesma hora é inaugurada também a exposição de fotografia ‘Cuidar da Terra Comum – Água Fonte de Vida’, da autoria da mesária Filomena Araújo.
A 13 de agosto, principal dia da romagem, vai ser retomada este ano uma tradição antiga que se foi perdendo no tempo, com a participação no cortejo de crianças vestidas de São Bento.
“Gostaríamos de retomar esta tradição e convidamos as crianças a participar nesta procissão figurada”, realça a Irmandade de São Bento da Porta Aberta.
O Santuário de São Bento da Porta Aberta remonta ao ano de 1614 e está inserido nas paisagens do Parque Natural da Peneda-Gerês.
Segundo a tradição, no local do santuário construído em Rio Caldo estava inicialmente uma capela construída em honra do santo, que tinha sempre as portas abertas e servia de abrigo a quem passava, daí vindo a designação de São Bento da Porta Aberta.
JCP/OC