Irmã Anabela Carneiro, eleita em Roma, vai dirigir até 2018 a congregação especializada nos cuidados médicos da saúde mental
Roma, 24 mai 2012 (Ecclesia) – A religiosa portuguesa Anabela Carneiro foi eleita esta quarta-feira a responsável máxima mundial das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus até 2018, durante a assembleia da congregação que decorre em Roma.
A nova superiora geral, que completa 48 anos na próxima semana, foi escolhida por 43 religiosas representantes da instituição católica dedicada aos cuidados médicos no âmbito da saúde mental, anuncia um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A irmã Anabela Carneiro, nascida em Amorim, Póvoa de Varzim, a 31 de maio de 1964, entrou na congregação em 1983, na comunidade de Idanha, Belas, e em 1991 fez a profissão perpétua em Madrid.
A responsável é licenciada em Ciências Religiosas pelo Instituto Pontifício Regina Mundi e em Pedagogia das Vocações pela Universidade Pontifícia Salesiana, ambos em Roma, tendo ocupado a função de mestra de noviças entre 1994 e 2006, ano em que foi eleita vigária e primeira conselheira geral, o segundo posto mais importante da hierarquia.
A congregação foi fundada a 31 de maio de 1881 em Madrid por São Bento Menni, Maria Josefa Récio e Maria Angústias Gímenez, tendo chegado 13 anos depois a Portugal, onde atualmente possui oito estabelecimentos de saúde no continente, dois na Madeira e igual número nos Açores.
As Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, presentes em 24 países de quatro continentes, prestam cuidados a pessoas com doença ou perturbações mentais, deficientes físicos e psíquicos e outros doentes, “preferencialmente os mais pobres e desfavorecidos”, refere o site da congregação.
RJM