Igreja/Portugal: Vila Real vive domingo de festa com tomada de posse de sexto bispo na história da diocese

Passagem de testemunho de D. Amândio Tomás para D. António Augusto Azevedo decorre na catedral, a partir das 16h00

Agência Ecclesia/MC

Vila Real, 29 jun 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Vila Real vive este domingo um dia de festa com a tomada de posse de D. António Augusto Azevedo, o sexto bispo da história deste território católico, numa cerimónia que decorre pelas 16h00, na catedral.

A celebração começa sob a presidência do atual administrador apostólico, D. Amândio Tomás, que foi bispo da diocese desde 2011 até ao último dia 11 de maio, quando o Papa tornou pública a nomeação do seu sucessor, após ter atingido o limite de idade determinado pelo direito canónico para esta missão.

A celebração começa com a receção na Catedral, onde o novo bispo é recebido pelo pároco e beija o crucifixo que este lhe apresenta.

Todos os bispos e sacerdotes presentes paramentam-se no seminário, de onde sai a procissão rumo à Sé, para a Eucaristia, inicialmente presidida por D. Amândio Tomás; após a leitura da Carta Apostólica de nomeação, pelo representante diplomático do Papa em Portugal (núncio apostólico), tem lugar a profissão de fé e juramento de fidelidade à Sé Apostólica, por parte do novo bispo.

Simbolicamente, D. Amândio Tomás entrega o báculo a D. António Augusto Azevedo, que passa a presidir à celebração; no final da Eucaristia faz-se a leitura e assinatura da ata da tomada de posse.

O novo bispo fica na catedral para receber os cumprimentos das autoridades e convidados

A Diocese de Vila Real foi criada pelo Papa Pio XI pela Bula ‘Apostolicae Praedecessorum Nostrorum’, de 20 de abril de 1922; tem 4273 km2 e 264 paróquias; o primeiro bispo de Vila Real foi o D. João Evangelista Vidal (1923-1933), seguindo-se D. António Valente da Fonseca (1933-1967), D. António Cardoso da Cunha (1967-1991) e D. Joaquim Gonçalves (1991-2011), já falecidos; e D. Amândio José Tomás (2011-2019).

Agência Ecclesia/MC

Natural de Avioso, no Concelho da Maia (Diocese do Porto), D. António Augusto Azevedo tem 57 anos; foi ordenado padre a 13 de julho de 1986 e, após o curso de Teologia, estudou Filosofia na Universidade Pontifícia Gregoriana, de Roma.

Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Porto, no dia 9 de janeiro de 2016, o sacerdote lecionou na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Centro de Cultura Católica e no Curso de Pastoral do Seminário Maior, sempre no Porto, tendo colaborado ainda com a Escola de Direito e da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP.

O novo bispo de Vila Real foi esta semana o convidado da entrevista semanal conjunta Renascença/Ecclesia e a sua tomada de posse vai estar hoje em destaque nas emissões dos programas 70×7 (18h00, RTP 2) e Ecclesia (Antena 1, 06h00).

OC

Novo bispo chega a Vila Real, a caminho do centenário e com olhar otimista sobre o Interior

 

Partilhar:
Scroll to Top