Igreja/Portugal: Veículo de 12 lugares vai lembrar presença e trabalho de 7 mil consagrados católicos

Iniciativa partiu de Vila Nova de Gaia e quer percorrer 20 dioceses do país

Vila Nova de Gaia, Porto, 21 ago 2015 (Ecclesia) – Os organismos nacionais dos consagrados e consagrados da Igreja Católica em Portugal iniciaram hoje um projeto de divulgação do seu estilo de vida, com a ajuda de um ‘velocípede de 12 lugares’.

A iniciativa, que visa assinalar o Ano da Vida Consagrada convocado pelo Papa, começou em Vila Nova de Gaia e tem como objetivo percorrer as 20 dioceses portuguesas.

O presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), padre Artur Teixeira explica à Agência ECCLESIA que “o número 12 vai evocar outro grupo, o dos Apóstolos” de Jesus.

Quanto à escolha do veículo, este quer mostrar que é possível colocar as forças da Vida Consagrada em Portugal a “pedalar em conjunto”.

O projeto, que pretende passar pelas 20 dioceses, tem um orçamento de 4 mil euros.

O padre Tony Neves, superior provincial dos Missionários Espiritanos, marcou presença no arranque de uma “iniciativa original, criativa”, um “sinal mais visível”, de rua, para que muitos possam parar e questionar-se sobre os consagrados e consagradas da Igreja Católica em Portugal.

“Que Portugal saiba que somos 7 mil”, desejou.

Já a presidente da Confederação Nacional dos Institutos Seculares em Portugal, Rosário Virgílio, fala na bicicleta como uma “boa interrogação” que pode “levar a pensar”.

“Também é um testemunho dizer ao mundo que se pode andar a outras velocidades”, acrescentou.

Carlo Liz, especialista em Marketing e Comunicação, entende que esta iniciativa vai ajudar a combater um “défice de alegria, de informalidade” que muitos sentem em relação à Igreja, particularmente nas novas gerações.

Samuel Silva foi o arquiteto do velocípede, um desafio “interessante” que assumiu com gosto, considerando que não é algo “comum”, pela dimensão que tem e pelo contraste com a velocidade do quotidiano.

Ao longo do percurso, consagrados e consagradas vão procurar visitar os mosteiros de clausura e ainda os lugares mais significativos na vida de mártires e santos de Portugal.

A meta desta viagem é o santuário mariano da Cova da Iria, onde esperam chegar a 7 de fevereiro de 2016, coincidindo com a peregrinação nacional de encerramento do Ano da Vida Consagrada em Portugal.

Este ano foi convocado pelo Papa Francisco no contexto dos 50 anos do Concílio Vaticano II e, em particular, dos 50 anos da publicação do decreto conciliar sobre a renovação da vida consagrada.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top