Organismo anuncia «últimos lugares na viagem»
Lisboa, 19 fev 2024 (Ecclesia) – O Serviço Nacional de Acólitos (SNA), da Igreja Católica em Portugal, tem a decorrer, até 20 de fevereiro, as inscrições para a Peregrinação Internacional de Acólitos a Roma (PIAR 2024), que decorre de 29 de julho a 2 de agosto.
A PIAR 2024, destacou o SNA à Agência ECCLESIA, vai acolher milhares de acólitos na capital italiana com o lema ‘Contigo’ (Is 41, 10), no contexto de que Deus promete permanecer com Israel.
O Serviço Nacional de Acólitos informa que as inscrições para a Peregrinação Internacional de Acólitos a Roma, os “últimos lugares na viagem”, terminam no dia 20 de fevereiro, a próxima terça-feira; o formulário online tem duas opções: viagem e peregrinação ou “apenas peregrinação”.
Segundo o programa do SNA para a PIAR 2024, no dia 30 de julho, está previsto um encontro geral com todos os participantes lusófonos e Eucaristia, na igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma; no dia seguinte os peregrinos participam na audiência com o Papa Francisco.
A Peregrinação Internacional de Acólitos a Roma (PIAR), que decorrerá entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, é organizada, a nível internacional, pelo Coetus Internationalis Ministrantium (CIM), associação fundada em 1960
A assembleia-geral do CIM já aprovou o logótipo e o hino da PIAR 2024 em março de 2023, na Croácia.
Segundo a associação internacional, a Peregrinação a Roma permite aos acólitos “viver uma experiência única no seu serviço” e ajuda-os a “descobrir a diversidade da Igreja universal, quando regressam às comunidades “tornam-se missionários e entregam totalmente a sua vida a Deus”.
Em Portugal, desde 2022, a direção do Serviço Nacional de Acólitos, nomeada pela Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade, é constituída pelo padre Luís Leal, diretor, do Patriarcado de Lisboa, por José Campos, vice-diretor, da Diocese do Porto, e Beatriz Silva, secretária, da Diocese de Coimbra, e conta com dois vogais, o padre Francisco Couto, da Arquidiocese de Évora, e o padre Rui Sousa, da Arquidiocese de Braga.
O SNA é um departamento do Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), destinado a “promover e apoiar o exercício do ministério dos Acólitos, segundo as orientações da Igreja”, destaca o Serviço Nacional de Acólitos do artigo 1 dos seus estatutos.
CB/OC