Fátima, 13 fev 2025 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, informou hoje que publicou as 12 ‘Catequeses sobre São José’ do Papa Francisco, proferidas nas audiências semanais de quarta-feira, no Vaticano.
“Apresentadas numa linguagem simples, estas catequeses ajudam os cristãos a refletir na figura do Padroeiro da Igreja universal e a deixar-nos iluminar pelo seu exemplo e pelo seu testemunho”, explica o SNL, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O livro ‘Catequeses sobre São José’, da autoria do Papa, reúne as catequeses proferidas por Francisco nas audiências públicas semanais de quarta-feira no Vaticano, entre 17 de novembro de 2021 e 16 de fevereiro de 2022.
“Nunca como hoje, neste tempo marcado por uma crise global com diferentes componentes, ele pode ser apoio, conforto e orientação para nós. Que encontreis em são José a testemunha e o protetor para quem olhar», disse Francisco, num desses encontros
O Secretariado Nacional de Liturgia informa que fez uma “edição económica” das ‘Catequeses sobre São José’, tem um valor de venda ao público de 4,00€ (quatro euros), para divulgar e “facilitar o acesso a estas catequeses, que se destinam a toda a Igreja e como tal devem ser acolhidas”.
“São José, esposo da Virgem santa Maria, homem justo, da descendência de David, exerceu a missão de pai do Filho de Deus, Jesus Cristo, o qual quis ser chamado filho de José e lhe foi submisso como um filho a seu pai. A Igreja venera com especial honra e como seu Patrono aquele que o Senhor constituiu chefe da sua família. O seu nome foi inserido no Cânone Romano pelo Papa São João XXIII e o papa Francisco estendeu-o às outras Orações eucarísticas”, destaca o SNL.
Na última catequese do ciclo sobre a figura de São José, o Papa explicou que essas reflexões eram “complementares” à Carta apostólica ‘Patris Corde’ (com coração de pai).
O Secretariado Nacional de Liturgia, organismo da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), já publicou mais nove livros com catequeses do Papa Francisco proferidas ao longo do pontificado, nos encontro públicos de quarta-feira.
A Igreja Católica viveu um ano especial dedicado a São José celebrando o 150.º aniversário da declaração como padroeiro da Igreja universal em 1870, por Pio IX, de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021, proclamado por Francisco com a Carta Apostólica ‘Patris Corde’, com o objetivo de ajudar as pessoas a redescobrir esta “extraordinária figura”. Anualmente, no dia 19 de março, a Igreja Católica assinala a Solenidade litúrgica de São José, desde cedo apresentado símbolo e exemplo de pai e de trabalhador, estando por isso associado à celebração do ‘Dia do Pai’, e celebra a festa litúrgica de São José Operário, como forma de associar-se à comemoração mundial do Dia do Trabalhador, desde 1955, instituída no dia 1 de maio, pelo Papa Pio XII, diante de milhares de trabalhadores italianos. O Papa João Paulo II dedicou à figura de São José uma exortação apostólica, a “Redemptoris Custos” (O protetor do redentor), Bento XVI abordou esta figura por diversas vezes, e João XIII colocou o Concílio Vaticano II (1962-1965) sob a proteção de São José, como padroeiro do encontro eclesial, e escreveu a carta apostólica ‘Le Voci’. |
OC/CB