Fátima, 11 nov 2024 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia, da Conferência Episcopal Portugal, publicou as ‘Atas do 5.º Congresso Eucarístico Nacional’, um livro reúne textos e “algumas fotografias” do simpósio, das celebrações e da peregrinação de encerramento, deste encontro realizado em Braga.
“Foi um dom da graça para a Igreja que peregrina em Portugal, no centenário do primeiro Congresso Eucarístico Nacional e no ano da oração proposto pelo papa Francisco rumo ao Jubileu 2025”, começa por escrever o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da CEP, no prefácio.
O Secretariado Nacional de Liturgia informa, na nota enviada esta segunda-feira, 11 de novembro, à Agência ECCLESIA, que o livro das ‘Atas do 5.º Congresso Eucarístico Nacional’ (CEN) reúne os textos e algumas fotografias do simpósio, das celebrações e da peregrinação de encerramento deste “grande acontecimento da Igreja sinodal”.
“A Igreja celebra a Eucaristia para se construir a si mesma, pedindo que seja sempre mais unida e mais perfeita. O corpo eclesial reunido cresce e constrói-se para a escatologia, ao ritmo da frequência da celebração eucarística”, salienta D. José Cordeiro
O 5.º Congresso Eucarístico Nacional, sob o lema ‘Partilhar o pão, alimentar a esperança – «reconheceram-n’O ao partir o pão» (Lc 24, 35)’, congregou cerca de 1400 participantes de todas as dioceses portuguesas, decorreu 100 anos depois da sua primeira edição, e realizou-se em Braga, de 31 de maio a 2 de junho de 2024.
“O partir do pão é o próprio Cristo que é partido no pão da Eucaristia, da caridade, no encontro com os pobres, os mais vulneráveis, os mais frágeis, com todas as necessidades do mundo em que vivemos para que tenhamos este sentido de plenitude e sejamos capazes, à luz das Escrituras, reconhecê-los em todas as pessoas e situações da comunidade neste tempo tão delicado”, desenvolve D. José Cordeiro, arcebispo de Braga.
O programa do V CEN incluiu conferências, painéis com testemunhos e workshops, momentos celebrativos e culturais; a Eucaristia de encerramento foi presidida pelo cardeal português D. José Tolentino de Mendonça, enviado especial do Papa, no Santuário do Sameiro.
O presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade explica que o 5.º Congresso Eucarístico Nacional aconteceu em cinco andamentos: “a breve preparação nas dioceses, praticamente desde setembro de 2023, após a feliz realização da Jornada Mundial da Juventude, Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023; a celebração da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo nas dioceses, 30 de maio de 2024, o simpósio no Fórum Braga, de 31 de maio e 1 de junho de 2024, a peregrinação da Sé de Braga ao santuário do Sameiro, a 2 de junho de 2024, com a celebração eucarística conclusiva presidida pelo Cardeal José Tolentino Mendonça, Legado Pontifício para o Congresso”.
As conclusões do V Congresso Eucarístico Nacional apontaram sete “linhas orientadoras” para a Igreja Católica em Portugal, apresentando a celebração da Eucaristia como “escola de fraternidade e sacramento de unidade”.
CB