Porto, 04 fev 2025 (Ecclesia) – Os Salesianos Cooperadores de Portugal, Associação Pública de Fiéis, elegeram um novo conselho provincial para o triénio 2025-2028, no próximo ano vão celebrar 150 anos da sua fundação.
Um comunicado enviado à Agência ECCLESIA informa que o novo conselho provincial dos Salesianos Cooperadores de Portugal tem como coordenador nacional Rosa Mateus (Porto) e administradora Irene Rodrigues (Mirandela).
O novo conselho dos Salesianos Cooperadores, para o triénio 2025-2028, conta ainda com Andrea Godinho (Setúbal) como secretário, o formador é Sérgio Carvalho (Porto) e vogal Anabela Lobão (Mirandela).
O padre Artur Pereira, delegado dos Salesianos de Dom Bosco, e a irmã Aldina Grazina, das Filhas de Maria Auxiliadora, também fazem parte deste conselho provincial.
Os Salesianos Cooperadores, uma Associação Pública de Fiéis, foram fundados por São Bosco, em 1876, com o objetivo que os seus membros partilhassem “o mesmo projeto como membros externos (leigos vivendo no mundo), seguindo um Projeto de Vida Apostólica.
O salesiano cooperador, explica o comunicado, “responde a uma verdadeira ‘vocação’, aberta a toda e qualquer condição cultural e social”, vive a sua fé inspirando-se no projeto apostólico de Dom Bosco e participa na mesma missão juvenil e popular.
“A sua ação exerce-se, sobretudo, na família, nas estruturas civis, culturais, sociopolíticas e económicas; nas estruturas eclesiais, enquadradas nas obras dos salesianos e salesianas, e outras sob formas diversas”, acrescenta.
A Associação dos Salesianos Cooperadores, que tem sede em Roma, está a preparar o seu 150.º aniversário, que vai celebrar em 2026, comemorando o reconhecimento como “personalidade jurídica autónoma”, no dia 9 de maio de 1876, pelo Papa Pio IX como ‘União dos Cooperadores Salesianos’.
A Província Portuguesa dos Salesianos Cooperadores reparte-se entre Portugal e Cabo Verde e os seus membros estão presentes em “quase todas as obras dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA)” – nas Dioceses de Aveiro, Braga, Bragança-Miranda, Évora, Funchal, Guarda, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Setúbal -, ou em locais de antiga presença salesiana ou de ligação espiritual à associação, como Balasar, da Beata Alexandrina Maria da Costa.
CB