D. Vitorino Soares escreveu nota pastoral a assinalar Dia Mundial de Oração da Santificação dos Sacerdotes, celebrado a 7 de junho
Lisboa, 05 jun 2024 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM) convidou à oração pela “santificação dos sacerdotes”, cujo Dia Mundial se assinala a 7 de junho, solenidade litúrgica do Coração de Jesus.
“Comunidades, famílias, paróquias, rezemos todos pela santificação dos sacerdotes, pois estamos a rezar pela santificação de todo o rebanho”, pode ler-se na mensagem assinada pelo presidente da CEVM, D. Vitorino Soares.
Na nota pastoral, a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios assinala que a oração há de ajudar fiéis “a permanecer no Senhor” e a libertarem-se “da tentação de perseguir obstinadamente os êxitos pastorais, uma vez que na vida de Jesus estes iam diminuindo à medida que Ele caminhava para a cruz, este sim, sinal universal da esperança que não engana”.
Na mensagem para esta data, D. Vitorino Soares evoca o “grande Jubileu de 2025, o Jubileu da Esperança”.
“O Papa Francisco sugere-nos a centralidade da oração individual e comunitária ‘para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, de O escutar e de O adorar’”, assinala o bispo auxiliar do Porto.
“Trata-se de uma atitude, não centrada sobre nós próprios, mas aberta a Deus e aos outros, através da oração que não nos fecha, mas que nos dispõe a acolher a surpresa e a novidade da Esperança de Deus que Se fez humano há 2025 anos”, completa a CEVM.
D. Vitorino Soares ressalta que a oração pela santificação dos sacerdotes, aviva a “vocação de cristãos em chave missionária”.
Fomos chamados não para nós próprios, não para os nossos amigos ou familiares, não para os nossos preferidos, mas para um serviço a todos. É esta visão que nos mantém próximos e pertença do povo a quem somos enviados. Não como superiores ou proprietários dos outros, mas como membros do mesmo rebanho, com quem caminhamos juntos e todos seguidores do Único Pastor, que é Jesus Cristo”.
“A santificação do sacerdote e do pastor passa muito por este sentido, de nos reconhecermos também como ovelhas pela graça batismal, que não nos afasta, mas que nos permite resistir às seguranças mundanas e à tentação do poder”, indica D. Vitorino Soares, que acrescenta que rezar leva à aproximação de Jesus, “modelo de pastor e da santificação”.
O presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios escreve que “é na cruz que se renova a santidade e é da cruz que brota a força para” todos seguirem “pelo caminho da santidade, que se alcança no dia a dia e não de uma vez para sempre”.
“Esta é uma luta que nunca está vencida nesta terra. A esperança cristã, a fecundidade da Igreja e a vitalidade do sacerdócio vêm da cruz. Estejamos todos perto da cruz de Jesus, o nosso Senhor, não para brilhar, mas para nos deixarmos incendiar pelo fogo do amor que sempre abre o caminho para a santidade”, conclui a nota pastoral.
LJ/PR
ORAÇÃO
Senhor Jesus, nossa Esperança, Dá-nos pastores que, primeiro, sejam cristãos. Senhor Jesus, nossa Esperança, Que os pastores que anseiam ser chamados pastores, cumpram as suas funções de pastores. Que os pastores digam coisas verdadeiras, mas que não digam as suas coisas. Que os pastores alimentem o rebanho, antes de se alimentarem a si próprios. Que os pastores fortaleçam as ovelhas mais fracas, curem as mais doentes e procurem as mais afastadas. Que os pastores não busquem o seu interesse, mas o teu. Que os pastores estejam unidos ao único Pastor que és Tu e assim haja uma só voz. Que os pastores se deixem enamorar por Ti e assim possam dar a vida pelo teu amor. Senhor Jesus, nossa Esperança, Que todos os pastores permaneçam abertos ao “mais” que Tu pedes e assim sejam marca de santidade. Ámen. |
Vaticano: Papa anuncia documento sobre Coração de Jesus, em mundo que «parece ter perdido o coração»