Padre Pedro Lourenço Ferreira deseja alargar presença na internet
Fátima, Santarém, 27 jul 2012 (Ecclesia) – O diretor do Secretariado Nacional de Liturgia manifestou hoje a sua satisfação pelo aumento do número de “casais e de jovens” entre os participantes no Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica (ENPL), que se concluiu em Fátima.
O padre Pedro Lourenço Ferreira falava no encerramento da 38ª edição desta iniciativa, que começou na segunda-feira, este ano com a presença de cerca de 1200 pessoas, mais 100 do que em 2011.
Este responsável sublinhou que uma das novidades deste encontro foi a colocação na internet “das conferências e alguns textos e gravações”.
“Quem dera que nos próximos anos estas atividades pudessem ser transmitidas em direto para os que não podem vir”, declarou.
Segundo o religioso carmelita, “o site da liturgia [www.liturgia.pt] é a realidade virtual mais inovadora da pastoral litúrgica”.
“As consultas aos conteúdos litúrgicos são mais que animadoras e falam de verdadeiro êxito”, referiu.
O 38.º ENPL foi dedicado à temática ‘Eucaristia, Sacramento da Caridade’, incluindo conferências e momentos específicos de formação, denominados ‘Escola de Ministérios’, para além de tempos de oração e celebrações litúrgicas.
O padre Pedro Lourenço Ferreira afirmou, no final dos trabalhos, que “o melhor da liturgia é a sua espiritualidade cristã e a melhor espiritualidade da Igreja é a liturgia cristã”.
“Liturgia e espiritualidade terão de ser pensadas e tratadas num novo figurino de Encontro Nacional. Só temos a beneficiar com esta nova parceria”, acrescentou, numa alusão à alteração promovida pela Conferência Episcopal Portuguesa na comissão que acompanha o setor, que passou a incluir o termo ‘espiritualidade’ na sua denominação.
O diretor do Secretariado Nacional evocou ainda dois bispos falecidos este ano, D. Manuel Falcão (emérito de Beja) e D. Albino Cleto (emérito de Coimbra), que “se dedicaram particularmente a esta causa da liturgia”.
O próximo ENPL vai decorrer de 22 a 26 de julho de 2013.
OC