Fátima, 02 jun 2025 (Ecclesia) – «Que capítulos para a história de Fátima? A génese de uma publicação» é o tema do curso de verão 2025 do Santuário de Fátima, entre hoje e sexta-feira, de 2 a 4 de julho, no Centro Pastoral Paulo VI.
“Na 10.ª edição será proposto um itinerário temático sobre os principais conteúdos da História e Mensagem de Fátima, estruturando a desejável publicação que o século XXI já deve a este acontecimento histórico”, explica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
No primeiro dia, 2 de julho, terão lugar as conferências “Deus e a religião no pensamento contemporâneo: Fátima, entre o tempo do conflito e o tempo da indiferença”, pelo cardeal D. António Marto; “O século de Fátima: Portugal e o mundo”, por José Miguel Sardica.
Este primeiro dia do curso de verão do Santuário de Fátima continua com “A narrativa de Fátima: ciclos angélico, mariano e cordimariano (das fontes primevas às leituras do fenómeno)”, por Agripina Vieira; e “Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto, protagonistas improváveis da História do século XX e dos inícios do século XXI”, por Marco Daniel Duarte, o diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e coordenador do curso de verão.
Do programa consta também a visita ao ‘Espaço Padre Formigão: Casa do Apóstolo de Fátima’, o núcleo museológico das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, e a visita temática à exposição “servir: a única pregação”.
O dia 3 de julho, quinta-feira, tem como temáticas o “Corpus teológico e espiritual de Fátima”, pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas; “Fátima e Roma: a visão dos Papas sobre Fátima”, por Aura Miguel; “A mais política das aparições marianas: Fátima e o combate ao ateísmo”, por André Melícias; e “Peregrinação e práticas religiosas em Fátima”, por Alfredo Teixeira.
E vai ser apresentada a obra “Nos corredores da Biblioteca de Fátima: os olhares dos prosadores”, da autoria de Agripina Vieira.
A partir do tema geral «Que capítulos para a história de Fátima? A génese de uma publicação», no dia 4 de julho, os participantes do curso de verão 2025 do santuário mariano da Cova da Iria podem olhar para “Fátima no mundo: difusão de um fenómeno religioso em tempo de globalização”, por Sónia Vazão; “Fátima e a criação artística: o Santuário e a Iconografia”, por Marco Daniel Duarte; “Fátima e os Media: contar pela escrita, pelo som e pela imagem”, por Luís Ferraz; e “A tradução de um acontecimento histórico: ouvir, narrar, ler e interpretar Fátima”, por Marco Daniel Duarte.
O Santuário de Fátima recorda que com o objetivo de “aproximar os estudiosos de um dos fenómenos mais importantes da história religiosa do mundo contemporâneo” promove, através do seu Departamento de Estudos, os Cursos de Verão, apresentando aos interessados “perspetivas de estudo multidisciplinares que olham para Fátima sob os mais diversificados os prismas”, desde 2016.
LFS/CB