Igreja/Portugal: Primeira etapa do 7.º Curso de Música Litúrgica deixa apelo à formação e mensagem de esperança no futuro

Iniciativa formativa, destinada a organistas, diretores de coro e salmistas, decorreu em Fátima

Foto: Secretariado Nacional da Liturgia

Fátima, 01 set 2025 (Ecclesia) – A primeira etapa do 7.º Curso de Música Litúrgica, promovido pelo Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, encerrou-se este sábado, em Fátima, com um apelo à formação e com uma mensagem de esperança no futuro.

“A liturgia, no seu todo, ela intrinsecamente é bela. E, nós, convém que não estraguemos essa beleza”, afirmou Emanuel Pacheco, presidente do Serviço Nacional de Música Sacra (SNMS), em declarações enviadas à Agência ECCLESIA.

“E para que isso aconteça, para que não se estrague essa beleza, para que nós continuemos a contribuir para que essa beleza não caia, precisamos disto, precisamos de nos formar”, salientou o professor.

Dirigindo-se aos participantes, maioritariamente jovens, entre os quais estavam alunos oriundos de 16 dioceses de Portugal, bem como alunos do Brasil e da Guiné-Bissau, Emanuel Pacheco destacou a importância que têm para esta ação.

“Somos mesmo, mesmo muito fundamentais. E temos que ser uma presença viva, temos que ser algo. Não é tanto fazer, temos mesmo que ser”, sublinhou.

Na sessão de encerramento, o padre Pedro Lourenço Ferreira, diretor do SNL, fez um balanço positivo da iniciativa, referindo que “o curso correu bem”, que “os alunos são muito aplicados”, reconhecendo a qualidade desta formação.

“Temos aqui muitas esperanças e estas esperanças são a mola que nos move de facto a andar com estas iniciativas para diante”, expressou.

O sacerdote sublinhou ainda a necessidade de formar bons organistas, diretores e cantores, lembrando que “não é a mesma coisa tocar mal ou tocar bem, dirigir bem ou dirigir mal, ou cantar sem qualidade”.

“Sois uma esperança para todos nós. De maneira que eu sinto a obrigação de dizer desta nossa alegria, desta nossa simpatia para com este curso que inspira muita esperança”, disse o padre Pedro Lourenço aos participantes.

O 7ºCurso de Música Litúrgica terá continuidade com o próximo encontro em fevereiro, que encerrará formalmente o primeiro módulo.

Esta formação é articulada em três módulos, um módulo por ano, e realiza-se na segunda metade de agosto, e num fim de semana por ano, entre o Natal e a Páscoa; no final de cada ano (Módulo) há uma avaliação de conhecimentos e práticas adquiridas.

Foto: Secretariado Nacional da Liturgia

Organizado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, da Igreja Católica em Portugal, com o Serviço Nacional de Música Sacra, a primeira etapa do 7ºCurso de Música Litúrgica realizou-se de 19 a 30 de agosto, na Domus Carmeli, em Fátima.

A iniciativa regressou após um interregno de três anos, tendo sido lançada pela primeira vez em agosto de 1991.

O curso tem como objetivo preparar agentes de música da Igreja – organistas, salmistas, diretores de coro e animadores da assembleia – para o exercício responsável e consciente do seu ministério litúrgico.

 

CB/LJ/OC

Igreja/Portugal: «A esperança é necessária à vida, e a liturgia é como o berço da esperança» – D. José Cordeiro

Partilhar:
Scroll to Top