«Não sei se vamos trazer profissionais da Bíblia, mas amadores da Bíblia tenho a certeza», diz Francisco Mendes, sobre projeto das Equipas de Jovens de Nossa Senhora
Lisboa, 13 jan 2026 (Ecclesia) – As Equipas de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) em Portugal estão a realizar o podcast ‘+ 365, a Bíblia inteira, um dia de cada vez’, com o “desejo muito concreto” de promover a leitura e conhecimento da Bíblia.
“É mesmo 365 dias, a Bíblia inteira, e a ideia surgiu deste fenómeno que fomos percebendo que se calhar nós estamos familiarizados, vamos à Missa, se calhar há pessoas que não tanto, mas o nosso conhecimento bíblico não é assim tanto”, disse à Agência ECCLESIA Francisco Mendes, que dá voz ao podcast ‘+ 365’.
O entrevistado explica que o novo podcast é um projeto das Equipas de Jovens de Nossa Senhora em Portugal, movimento católico destinado a jovens com idades entre os 16 e os 26 anos, com o “desejo muito concreto” de ser possível ler a Bíblia “em 365 dias”, e concretiza-se nessa ideia, mas não quer dizer que se tem de começar “no primeiro dia do ano, e acabar no dia 31 de dezembro”.
“Qualquer pessoa pode começar quando quiser, a ideia é que se tomem estes dias, estes 365 dias, quando quiser e com o ritmo da pessoa”, acrescentou.
Francisco Mendes salienta que a ideia do podcast ‘+ 365’ “não é formar profissionais da Bíblia”, mas tem a certeza que é possível trazerem “amadores da Bíblia”, pessoas que, por conhecerem aquilo que acontece na sua vida, “e que conseguem relacionar isso com a história da salvação”, percebem ‘ah, isto faz muito mais sentido’.
As Equipas de Jovens de Nossa Senhora explicam que o podcast ‘+ 365’ tem um episódio por dia, “com apresentação de duas ou três leituras, que ajuda a perceber melhor a Bíblia”, cada um com a duração de 20 minutos, e as leituras são “sempre seguidas de um comentário por um padre ou bispo”.
Realizado no contexto da celebração dos 50 anos das EJNS, o primeiro episódio do projeto ‘+365’ foi lançado no dia 1 de janeiro de 2026, antecedido por dois de apresentação do projeto, e no final desse dia era o segundo podcast mais ouvido em Portugal, no Apple Podcasts.
“Esta surpresa também de que é possível fazer um projeto com a Igreja, um projeto com valor, com profundidade, sem querermos estar aqui com esta ideia de ter profissionais, mas ao mesmo tempo dar formação bíblica, e ter sucesso sem que seja uma coisa mascarada daquilo que não é, ou com outras intenções”, realçou, em entrevista ao Programa ECCLESIA, emitida esta terça-feira na RTP2.
Francisco Mendes, que faz rádio na ‘Mega Hits’, do Grupo Renascença Multimédia, adianta que “uma das grandes surpresas, e um dos grandes contentamentos” em dar voz ao podcast ‘+ 365’ é que amigos seus, “que não têm nada a ver com a Igreja”, “têm curiosidade” com este “texto fundador da civilização”.
“Sabendo de onde é que vêm as nossas matrizes morais, nós conseguimos também entender-nos melhor, e conseguimos perceber que há relação dentro da nossa civilização, e até entre religiões. Estamos ainda a ler o Génesis e percebemos que Abraão é pai dos judeus, mas também é pai dos ismaelitas”, exemplificou.
A nível pessoal, acrescenta Francisco Mendes, esta locução da Bíblia é “um desafio muito grande”, com “muitas horas de gravação”, mas é bom para a sua jornada de fé por duas razões, e a primeira é “conhecer melhor” a Bíblia, porque tem de preparar a leitura que vai fazer, e “investigar para os podcasts de contextualização dos vários ciclos”, e, depois, poder levar isso com a naturalidade para o dia-a-dia, encaixar-se “na sociedade como católico”.
Se eu puder, de alguma maneira, ser testemunha muito natural, sem proselitismos, sem grandes pretensões, com a naturalidade daquilo que é a minha vivência de fé, e que é o meu dia-a-dia muito normal, e percebendo que dá para ser uma pessoa que veste roupas normais, que vai a sítios normais, que fala da forma como os outros jovens todos falam, e que tem presente na sua vida uma vivência de fé e que tem Jesus Cristo no seu dia-a-dia, isso eu acho que é o que transforma as pessoas.”
O novo projeto das Equipas de Jovens de Nossa Senhora encontra-se disponível nas plataformas habituais e, segundo a “carta de princípios”, que introduz o podcast ‘+365’, é uma “proposta católica, mas aberta a todos”.
HM/CB/OC
