Igreja/Portugal: Patriarca de Lisboa sublinha importância de «fraternidade universal» proposta por São Francisco de Assis

Família franciscana peregrinou a Fátima

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 09 out 2023 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa presidiu, este sábado, à Missa da 50ª peregrinação da família franciscana a Fátima, destacando a importância da “fraternidade universal”, proposta por São Francisco de Assis.

“À família franciscana, herdeira de uma espiritualidade assente na fraternidade universal, as nossas congratulações sinceras. Não só por serem, desde há muito, os profetas do cuidado para com a casa comum, mas, tal como Isaías e depois Jesus, também vós, na senda de São Francisco de Assis, nunca deixastes de ser farol”, indicou D. Rui Valério, na homilia da celebração que decorreu na Basílica da Santíssima Trindade.

O responsável católico evocou a publicação, a 4 de outubro – festa de São Francisco de Assis, da exortação apostólica ‘Laudate Deum’, dedicada à ecologia integral, “de cariz tipicamente franciscano”.

“Convido-vos, irmãs e irmãos, a vencer a cultura da mediocridade”, desafiou o patriarca de Lisboa.

“Contamos com a família franciscana para, tal como S. Francisco redescobriu a pureza do evangelho e o repropôs aos homens e mulheres do seu tempo, ajudar a Igreja santa de Deus a reencontrar o caminho da autenticidade e da essencialidade da vida cristã”, acrescentou.

O Santuário de Fátima acolheu as peregrinações nacionais da família franciscana e da família Andaluz, além de outros 15 grupos de peregrinos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top