Departamento nacional destaca importância de promover escolhas «inteligentes, saudáveis e equilibradas»
Lisboa, 11 mai 2012 (Ecclesia) – O O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), organismo da Igreja Católica, revelou hoje ter-se associado ao Instituto das Drogas e Toxicodependência (IDT) na “prevenção e combate às drogas”.
“Cuidar para que os jovens saibam fazer escolhas inteligentes, saudáveis e equilibradas cuidando de si e dos outros, é preocupação da Igreja, tal como deve ser de todas as esferas da sociedade”, assinala um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A prevenção, pode ler-se, “assenta sobre a ideia de fazer escolhas; ter o privilégio de fazer escolhas, é poder em qualquer momento da história de cada um, tomar opções”.
O diretor do DNPJ, padre Eduardo Novo, realça o valor desta parceria, que visa “contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens”.
“Sendo a juventude um tempo de iniciação na responsabilidade de tomar decisões de um modo pessoal, esse tempo de descoberta pessoal é também de uma descoberta feita numa realidade histórica e cultural, que por nada se pode descuidar: daí a importância deste diálogo interinstitucional, que complemente o papel da família e da escola”, sublinha.
Na mais recente peregrinação nacional de jovens a Fátima, ‘Fátima Jovem 2012’, no início deste mês, cada jovem participante recebeu no seu ‘kit’ uma fita de pulso com a divulgação de dois programas de prevenção de drogas online lançados pelo IDT: ‘Eu e os outros’ e ‘Tu Alinhas’.
“Torna-se muito importante cada jovem estar sensível ao problema das drogas, estando também alerta para poder ajudar outros e são estes pequenos gestos que podem fazer a diferença”, acrescenta o padre Eduardo Novo.
O DNPJ adianta que “este esforço em comum e esta sensibilidade estarão presentes noutros acontecimentos”, nas “mais variadas formas de sensibilização”.
OC