Igreja/Portugal: Pastoral do Ensino Superior promove debate sobre papel do professor

D. Manuel Clemente, Henrique Leitão e juiz Álvaro Laborinho Lúcio são os oradores convidados

Braga, 23 mar 2017 (Ecclesia) – O Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES), da Igreja Católica em Portugal, vai promover um encontro de docentes e investigadores intitulado ‘O professor cristão na universidade’, a 22 de abril, em Fátima.

O organismo está a dinamizar um encontro para quem quer refletir que na vida “há muito mais do que a constatação de aspetos da realidade que podem ser medidos, calculados ou controlados”, e que a ciência não se pode “restringir à ciência experimental”.

“A universidade, nos dias de hoje, centra muito o seu olhar na observação, na experimentação e num tipo de racionalidade excludente de outras dimensões”, escreve o coordenador deste serviço da Igreja Católica em Portugal.

Num texto de enquadramento do encontro ‘O professor cristão na universidade’, enviado à Agência ECCLESIA, o padre Eduardo Duque afirma que a forma da universidade considerar a realidade “cai num certo reducionismo, num certo tecnocratismo”.

“Ao valorizar a experimentação ou a racionalidade dos cálculos sobre outras dimensões da vida, como a ética e a própria dimensão espiritual da pessoa, reduz o olhar amplo típico da universidade a uma cosmovisão ideológica e monocultural”, desenvolve sobre o Encontro Nacional de Docentes e Investigadores do Ensino Superior.

A partir do lema ‘O Professor Cristão na Universidade’, o Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior propõe refletir sobre o papel destes que docentes e investigadores cristãos desempenham na universidade.

No dia 22 de abril, entre as 10h00 e as 17h00, vão passar pelo auditório da Casa São Nuno, em Fátima, oradores “cuja experiência ajudará a refletir” sobre a temática e o encontro começa com o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, às 10h30.

Durante a tarde, os participantes vão começar por ouvir o professor universitário Henrique Leitão, Prémio Pessoa 2014, às 14h00; às 15h30 fala o juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Álvaro Laborinho Lúcio; os três painéis vão ser moderados pela jornalista Maria João Costa, da Rádio Renascença.

“Um tipo de cultura não pode ser critério de juízo a outras culturas, bem pelo contrário, uma cultura só será capaz de dialogar com outras na medida em que seja capaz de autocrítica e de apreciar e acolher o diferente”, assinala ainda o coordenador do SNPES, padre Eduardo Duque.

O Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior informa ainda que as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e devem ser feitas até 19 de abril.

A Agência ECCLESIA vai transmitir em direto pela internet o encontro de docentes e investigadores ‘O professor cristão na universidade’.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top