D. José Cordeiro representou a Conferência Episcopal Portuguesa neste encontro em Quito, onde foi apresentando o documento base
Quito, 15 set 2023 (Ecclesia) – O presidente da presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade de Portugal participou na assembleia plenária do 53.º Congresso Eucarístico Internacional, que reuniu delegados nacionais de 36 países, entre 11 e 15 de setembro, em Quito (Equador).
Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) de Portugal destaca que nesta assembleia foi apresentado o “tão aguardado documento base” que serve de preparação para o 53.º Congresso Eucarístico Internacional (53.º IEC).
Este documento, assinala o SNL, é um instrumento com “reflexões teológicas e pastorais, para ajudar na preparação pastoral e espiritual deste grande evento eclesial”, o IEC, um texto que “tem o sabor da experiência de fé dos povos latino-americanos, dom que desejam partilhar com quantos queiram participar de alguma forma no Congresso Internacional”.
O Secretariado Nacional de Liturgia informa que já tem disponível, no seu sítio online, o subsídio de preparação para o 53.° Congresso Eucarístico Internacional, intitulado ‘Fraternidade para curar o mundo – «Todos vós sois irmãos» (Mt 23,8)’, elaborado pela Comissão Teológica do Comité Local Equatoriano, em colaboração com o Comité Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais.
“É o instrumento oferecido às Igrejas do Equador e de todos os países para se prepararem frutuosamente para estes dias eucarísticos. Assim, a fraternidade humana que está no centro da reflexão do congresso não permanecerá um sonho, mas encontrará uma maneira de se concretizar a partir da celebração eucarística”, escreve o arcebispo metropolita de Quito e primaz do Equador, D. Alfredo José Espinoza Mateus, na introdução deste subsídio.
Em 2024, a Arquidiocese de Quito vai acolher o 53.º Congresso Eucarístico Internacional, de 8 a 15 de setembro, com o tema ‘Fraternidade para curar o mundo. “Todos vós sois irmãos” (Mt 23,8)’.
D. José Cordeiro, arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, é o delegado nacional para os Congressos Eucarísticos e participou nesta assembleia plenária em representação da Igreja Católica presente em Portugal; desde segunda-feira até esta sexta-feira, de 11 e 15 de setembro, este encontro reuniu representantes de 36 países, no Centro de Formação Social ‘Bethania’, na capital do Equador.
O Secretariado Nacional de Liturgia que vai organizar a participação portuguesa no 53.º IEC, destaca ainda que para além do ‘documento base’, também divulgaram o programa deste Congresso Eucarístico Internacional.
Na assembleia plenária também esclareceram “alguns assuntos relacionados com a logística”, bem como da visita à Basílica do Voto Nacional, à igreja de São Francisco, à igreja da Companhia de Jesus (Jesuítas), à escultura da Virgem de Quito (El Panecillo), à cidade “Metade do Mundo” (latitude 0°0’0″) e ao Centro de Convenções Metropolitano de Quito, onde decorrerão atividades do 53.º IEC.
Antes deste congresso internacional, a Igreja Católica em Portugal realiza o seu 5.º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), com o tema “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. ‘Reconheceram-no ao partir o Pão’(Lc 24,35)”, na Arquidiocese de Braga, de 31 de maio a 2 de junho de 2024.
CB/OC