Sacerdote desempenha esta missão desde 2011
Fátima, 28 abr 2023 (Ecclesia) – O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima desde 2011, foi reconduzido para um novo mandato de cinco anos, num decreto assinado pelo bispo diocesano, D. José Ornelas.
O documento, publicado esta quinta-feira, explica que o sacerdote, de 52 anos, “exercerá as suas funções segundo a lei da Igreja e em comunhão com o bispo diocesano, com os direitos e deveres próprios do seu cargo, de acordo com os estatutos e o regulamento em vigor”.
“Que o Senhor abençoe este Seu presbítero no desempenho da sua missão, a fim de que imitando a atitude de Maria, Sua Mãe, esteja sempre à escuta da Palavra de Deus, meditando-a no seu coração; acolha com o materno carinho da Senhora de Fátima os peregrinos que a Ela se dirigem; e aponte a todos o caminho da conversão ao amor de Deus, do serviço aos irmãos e do anúncio do Evangelho aos que o não conhecem”, escreve o bispo de Leiria-Fátima.
O padre Carlos Cabecinhas, da Diocese de Leiria Fátima, é doutorado em Liturgia no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo (Roma); foi professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra.
A sua tomada de posse como reitor do Santuário aconteceu a 11 de junho de 2011.
Segundo os estatutos do Santuário, o reitor é escolhido entre o clero português, “dando preferência, sempre que possível, a um membro do presbitério da Diocese de Leiria-Fátima”.
O responsável é nomeado pelo bispo de Leiria-Fátima, com o “nada obsta” da assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa; antes de apresentar o nome à assembleia plenária, o bispo diocesano deve consultar o Conselho Nacional do Santuário de Fátima.
O reitor é “o primeiro responsável pela ação pastoral do Santuário de Fátima e pela sua administração”.
OC