D. Manuel Clemente é membro do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais
Porto, 20 mai 2013 (Ecclesia) – O novo patriarca de Lisboa afirmou que a Igreja tem de mudar a sua atitude face aos media, no mundo de hoje, considerando que estes são já um “meio ambiente”.
“É preciso mudar para a consciência de que a comunicação não é um acessório, mas a própria vida”, disse D. Manuel Clemente, em conferência de imprensa, este domingo.
Segundo o até agora bispo do Porto, a Igreja tem olhado para a Comunicação Social “como meios num sentido instrumental”, de quem quer passar a mensagem.
“Hoje a Comunicação Social é meio, no sentido do meio ambiente”, precisou o membro do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (Santa Sé).
O patriarca eleito admite que “vai demorar” a mudar a mentalidade existente.
O Papa nomeou D. Manuel Clemente como patriarca de Lisboa, sucedendo no cargo a D. José Policarpo, de 77 anos, que renunciou “por limite de idade”, resignação aceite por Bento XVI e confirmada por Francisco.
A tomada de posse do cargo está marcada para o dia 7 de julho.
O novo patriarca admitiu que se quer começar a “inteirar” da situação no Patriarcado, de onde saiu em 2007.
“Há aqui um período de adaptação, de informação. Obviamente que já falei com o senhor D. José Policarpo”, explicou, falando num “período de administração diocesana, sem grandes decisões”.
D. Manuel Clemente adiantou que deverá deixar o Porto “no final de junho”.
OC