E 90 anos de presença em Portugal

Lisboa, 15 nov 2025 (Ecclesia) – A Juventude Operária Católica em Portugal, da Igreja Católica, vai celebrar o centenário da criação deste movimento, e os 90 anos da JOC Portugal, hoje, no Anfiteatro nº5 do Complexo Pedagógico da Universidade de Aveiro.
“Este será um dia de partilha, convívio e reflexão e estará repleto de momentos para recordar o passado, sem nunca esquecer o presente e o futuro”, informa a JOC Portugal, numa publicação nas suas páginas nas redes sociais, enviada à Agência ECCLESIA.
O movimento da pastoral operária, da Conferência Episcopal Portuguesa, convida para a celebração dos 100 anos da Juventude Operária Católica Internacional, que estão a celebrar neste ano de 2025, e os 90 anos de presença em Portugal.
“Este evento celebra a história de um movimento dedicado à libertação e valorização dos jovens, sublinhando a atualidade do seu método característico — Ver, Julgar e Agir”, explica a JOC Portugal.
“Desta forma, afirma-se que a JOC continua a ser essencial na formação de militantes e dirigentes cristãos comprometidos com a transformação da comunidade”, acrescenta na nota enviada à Agência ECCLESIA.
A JOC Portugal informa que esta comemoração e celebração vai realizar-se hoje, entre as 09h00 e as 17h30, no Anfiteatro nº5 do Complexo Pedagógico da Universidade de Aveiro, e convida a levar “almoço para partilhar e algum objeto (memória) que invoque a JOC”.

Do programa destaca-se, após a sessão de abertura, trabalhos de grupo, ‘recordar o passado e refletir o futuro’, um plenário e a partilha dos ‘desafios dos jovens e do movimento’ na atualidade, música e convívio e a Eucaristia, antes do encerramento.
A Juventude Operária Católica é um movimento “de jovens, pelos jovens e para os jovens”, dos 14 aos 30 anos de idade, “inquietos com a realidade” em que vivem: “não ficamos como simples espectadores ou ouvintes, mas procuramos intervir e transformar de forma organizada”.
A JOC Portugal realizou a sua 35.ª Assembleia Nacional Ordinária, onde refletiu sobre o movimento, avaliou os últimos três anos, incluindo o plano 2022-2025, e definiu o plano de ação para o triénio 2025-2028, de 29 a 31 de agosto, na Ilha Terceira (Açores), na Diocese de Angra.
Este movimento de jovens da Igreja Católica foi fundado há 100 anos, em 1925, por iniciativa do padre Joseph Cardijn e de um grupo de jovens trabalhadores, na Bélgica, e chegou a Portugal em 1935, 10 anos depois da sua criação, “dando início a uma nova etapa da sua missão”.
CB
