Igreja/Portugal: Jornada Nacional de Arquitetura e Artes centra-se na formação para a Liturgia

Fátima, 07 jul 2025 (Ecclesia) – O Serviço de Arquitetura e Artes para a Liturgia do Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, realiza a sua segunda jornada nacional, hoje e sábado, dias 7 e 8 de novembro, em Fátima.

A II Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia tem como tema ‘Formação em Arquitetura e Artes para a Liturgia: fundamentos’, informa a organização, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

«Liturgia e espaço litúrgico» (padre Joaquim Félix de Carvalho); «Arquitetura para a Liturgia» (Pedro Marques de Abreu) e «Artes para a Liturgia» (padre João Norton de Matos) são alguns temas a abordar na jornada.

Segundo o programa, haverá também uma exposição e conversa com o artista Avelino Leite sobre «Do atelier à liturgia: As alfaias da JMJ Lisboa 2023».

A II Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia, esta sexta-feira e sábado, dias 7 e 8 de novembro, decorre na Domus Carmeli, dos Carmelitas Descalços, em Fátima.

O Serviço de Arquitetura e Artes para a Liturgia do Secretariado Nacional de Liturgia – secretariado da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) -, é coordenado por Isabel Maria Alçada Cardoso (Patriarcado de Lisboa).

O Secretariado Nacional de Liturgia criou o Serviço Arquitetura e Artes para a Liturgia para abordar esta temática específica, um grupo que nasce no “contexto da reforma litúrgica, cuja atividade brota do n. 124 da Constituição conciliar ‘Sacrosanctum Concilium’ que recomenda: “Na construção de edifícios sagrados, tenha-se grande preocupação de que sejam aptos para lá se realizarem as ações litúrgicas e permitam a participação ativa dos fiéis”.

LFS/CB

Partilhar:
Scroll to Top