Responsável está ligada a projetos de Arquitetura na área litúrgica e é docente da Faculdade de Teologia, em Lisboa

Lisboa, 02 mai 2025 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) nomeou Isabel Alçada Cardoso como nova diretora do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
A informação foi avançada esta quinta-feira, no comunicado final da Assembleia Plenária da CEP, que decorreu em Fátima, desde 28 de abril.
Isabel Alçada Cardoso, docente da Faculdade de Teologia da UCP, em Lisboa, é também coordenadora Serviço de Arquitetura e Artes para a Liturgia do Secretariado Nacional da Liturgia.
“Nascida em Coimbra no ano de 1962, a responsável, nomeada para um período de três anos, é licenciada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa (1985) e em Ciências Religiosas pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (2007), instituição onde obteve o mestrado em Teologia (2009). Dez anos depois concluiu o Doutoramento em Teologia e Ciências Patrísticas no Instituto Patrístico Augustinianum, em Roma”, refere hoje a página do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
A nova diretora é assistente convidada da Faculdade de Teologia da Universidade Católica e coordenou, recentemente, o grupo de trabalho da I Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia, realizada a 9 de novembro, em Fátima.
É docente da disciplina de Cristianismo e Cultura nas Faculdades de Direito, Teologia e Economia da Universidade Católica de Lisboa, desempenhando também o cargo de presidente do Centro Cultural de Lisboa Pedro Hispano.
As investigações históricas e teológicas que desenvolveu estão na origem das obras ‘Domingo, Dia da Ressurreição’ e ‘Encarnação e imagem’, assinala o SNPC.
A nova diretora “integrou a estrutura de apoio do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, tendo, nomeadamente, redigido textos como ‘Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo 16,21)’ e ‘A Anunciação a Maria’ de Paul Claudel’”.
O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura é um organismo da Conferência Episcopal Portuguesa criado por decisão do Episcopado em maio de 2003, então com a designação de Comissão Episcopal da Cultura.
Os anteriores diretores foram D. José Tolentino Mendonça (2005-2015) e José Carlos Seabra Pereira (2015-2025).
OC