80 anos da Constituição apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’ vai marcar os próximos quatro anos

Lisboa, 07 fev 2026 (Ecclesia) – A Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP) realiza um encontro nacional de programação do quadriénio e pelos 80 anos da Constituição apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’, este sábado e domingo, dias 7 e 8, em Fátima.
“Este encontro tem um objetivo fundamental que é relançarmos o quadriénio, porque a nova direção foi eleita em setembro. E, sobretudo, não deixarmos cair os 80 anos da ‘Provida Mater Ecclesia’, e termos isto como elemento dinamizador deste quadriénio”, explicou a presidente da direção da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal, este sábado, à Agência ECCLESIA.
Conceição Vieira acrescenta que gostavam de fazer este caminho com todos os institutos, “sensibilizando também cada membro dos institutos seculares” a refletir sobre como podem “dar a conhecer” esta vocação consagrada específica, que “é chamada a ser fermento e viver essa espiritualidade da encarnação”, mas pelas suas características de “presença discreta, sem sinais visíveis”, “tende a ficar um pouquinho escondida”.
“Eu sinto que esta vocação das pessoas estarem no meio do mundo, serem essa presença discreta, tem uma força, e hoje é muito necessária, também dado este secularismo que grassa na sociedade também, deste distanciamento do homem de Deus. A presença destas pessoas pode ser essa ponte a falar, de facto, de Deus, não propriamente com pregação, mas com a vida e com os sinais concretos”, desenvolveu a entrevistada que pertence ao Instituto Secular das Cooperadoras da Família.
‘No mundo sem ser do mundo, a consagração como profecia’, é o tema do encontro nacional da Conferência dos Institutos Seculares de Portugal, nos dias 7 e 8 de fevereiro, que começou este sábado, a partir das 10h00, e termina com o almoço de domingo, na casa de retiros do Instituto Secular Cooperadoras da Família, em Fátima.
A presidente da CNISP, direção que foi eleita em setembro, explica que com este encontro pretendem também que nasça um programa para este quadriénio, porque querem decidir as linhas mestras com os Institutos Seculares de Portugal, e, para além de celebrarem juntos, querem “convidar também a Igreja a estar presente nesta celebração, e ver a forma de celebrar, para relevar esta vocação” .

Segundo Conceição Vieira, a direção da Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal quer ao longo dos próximos quatro anos “fazer um plano de formação”, e sublinha a importância de encontrarem “uma forma concreta, meios e caminhos de tornar esta vocação mais conhecida”, mesmo a nível local, nas dioceses e nas localidades, que “falem desta vocação, se anunciem”.
“Esta vocação nasceu com uma característica de discrição, mas eu sinto também que é um carisma de Deus e que não o podemos manter apagado, neste sentido. Temos que o trazer à luz, e nessa medida, queremos encontrar iniciativas, mas sobretudo o empenho de todos os institutos e de todos os membros para que localmente também se fale desta vocação”, desenvolveu.
Os Institutos Seculares foram aprovados oficialmente pela constituição apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’, publicada há 80 anos, no dia 2 de fevereiro de 1947; com este documento o Papa Pio XII instituiu esta forma de viver o catolicismo com características únicas, que implicam uma consagração e também a inserção em atividades sociais e profissionais.
Em Portugal existem 14 Institutos Seculares que têm cerca de 400 membros, e estão reunidos na CNISP, que é um organismo de ligação entre os diversos Institutos Seculares quer de direito pontifício quer de direito diocesano, eretos ou estabelecidos canonicamente em Portugal
Conceição Vieira acrescenta que, neste encontro nacional, os institutos seculares são convidados também a entrar nessa dinâmica de ver “qual é o melhor plano, o melhor programa” para celebrarem os 80 anos da constituição apostólica ‘Provida Mater Ecclesia’.
Os Institutos Seculares no mundo são 184 institutos e estão implementados nos cinco continentes, com cerca de 32.500 pessoas.
| A Vida Consagrada é constituída por homens e mulheres que se comprometeram, pública e oficialmente, a viver (individualmente ou em comunidade) os votos de pobreza, castidade e obediência para toda a vida.
A Igreja Católica celebrou o 30º Dia Mundial da Vida Consagrada, na festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, esta segunda-feira, dia 2 de fevereiro, uma data instituído pelo Papa João Paulo II, em 1997. O Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica da Santa Sé enumera as várias formas de vida consagrada como expressões de uma única profecia: a vida contemplativa que “custodia a esperança”, a vida apostólica que sustenta a “dignidade ferida” e os institutos seculares que atuam como “fermento discreto” na sociedade. |
PR/CB
