Igreja/Portugal: Diocese de Leiria-Fátima destaca aposta na criação de Unidades Pastorais e equipas presbiterais

«Visa não apenas reorganizar estruturas, mas também transformar relações e dinamizar a missão evangelizadora das comunidades», explica

Foto: Diocese de Leiria-Fátima

Leiria, 01 abr 2025 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima informa que vai continuar a implementar “um processo de transformação significativo na sua organização”, com a criação de Unidades Pastorais (UP) e equipas presbiterais.

“Trata-se de criar condições para um trabalho em equipa dos presbíteros e de uma pastoral de conjunto das comunidades”, explica a Diocese de Leiria-Fátima, na nota enviada hoje, dia 1 de abril, à Agência ECCLESIA.

A Diocese de Leiria-Fátima assinala que continua a implementar este “processo de transformação significativo na sua organização”, com a articulação das 73 paróquias, em 17 Unidades Pastorais, e a constituição das respetivas equipas presbiterais.

“Esta mudança representa um passo importante de uma conversão pastoral mais profunda que visa não apenas reorganizar estruturas, mas também transformar relações e dinamizar a missão evangelizadora das comunidades”, desenvolve.

Segundo a Diocese de Leiria-Fátima, este “novo modelo responde a desafios contemporâneos”, a reestruturação surge num contexto eclesial marcado pelo processo sinodal na Igreja Católica, que, “partindo da condição batismal, valoriza os dons e carismas de cada um dos membros  e procura novas formas de participação”.

“Não se trata apenas de mudar padres e juntar paróquias, mas de criar condições para um trabalho em equipa dos presbíteros e de uma pastoral de conjunto das comunidades paroquiais, definindo espaços onde seja possível estimular sinergias e lançar novos projetos”, explicou o vigário-geral da Diocese de Leiria-Fátima, o padre Manuel Armindo.

As 73 paróquias desta diocese foram reorganizadas em 7 vigararias e 17 unidades pastorais, “sem perder a sua identidade própria”.

A Diocese de Leiria-Fátima espera que esta reestruturação crie condições para “um novo estilo de relações dentro e fora da comunidade”, e para um renovado dinamismo missionário, respondendo aos desafios da evangelização no contexto atual.

Foto: Diocese de Leiria-Fátima

A “nova” Unidade Pastoral de Fátima (UP13), composta pelas paróquias de Atouguia, Fátima, Santa Catarina da Serra e São Mamede, entrou em vigor este domingo, 30 de março, num ambiente “profundamente espiritual, cheio de simbolismo e comunhão”, onde celebraram “o início de um novo caminho bordado de fé, partilha e esperança”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na homilia da celebração, o bispo de Leiria-Fátima falou “ao coração dos presentes, com palavras que são semente de futuro”, e explicou que a UP13 “foi pensada com cuidado, porque representa uma coroa em torno de Fátima”.

No início do Ano Pastoral 2024/2025, a Diocese de Leiria-Fátima criou duas Unidades Pastorais – a UP de Ourém e a UP de Marrazes -, no dia 28 de setembro de 2024.

“Se não houver uma mudança de cultura e uma mudança de mentalidade, de mente e de coração, não mudam significativamente as coisas. O que vai mudar é quando a gente sentir mesmo que esta é a minha paróquia, que esta é a minha comunidade, que esta é a minha igreja”, disse D. José Ornelas, acrescentando que têm de ser criados novos modos de organização para que isso seja possível, em declarações à Agência ECCLESIA.

A Diocese de Leiria, que tem por padroeiros Nossa Senhora de Fátima e Santo Agostinho, foi criada, a pedido do rei D. João III, pelo Papa Paulo III na bula ‘Pro excellenti’, a 22 de maio de 1545; extinta por motivos políticos, em 4 de setembro de 1882, foi restaurada por Bento XV, com a bula ‘Quo vehementius’, de 17 de janeiro de 1918.

Por decreto da então Congregação dos Bispos (Santa Sé), de 13 de maio de 1984, confirmado pela bula ‘Qua pietate’, de João Paulo II, com a mesma data, foi dado à diocese o atual título de Leiria-Fátima.

CB/OC

 

Leiria-Fátima: Diocese implementa «transformação pastoral», organizando 73 paróquias em 17 Unidades Pastorais e sete vigararias

Partilhar:
Scroll to Top