Delegada de Lisboa para V Congresso Eucarístico Nacional espera mobilização das comunidades católicas
Lisboa, 05 abr 2024 (Ecclesia) – Isabel Alçada Cardoso, delegada de Lisboa para V Congresso Eucarístico Nacional (CEN), disse à Agência ECCLESIA que a dimensão cultual “não prescinde da questão social e pastoral”.
“Esta participação cultual não prescinde da questão social e pastoral, e a questão social tem a ver, precisamente, com este cuidado pelos irmãos, esta abertura, esta preocupação que assenta num princípio fundamental que Jesus Cristo veio trazer: a valorização da pessoa”, indica a responsável.
O V CEN vai realizar-se na cidade de Braga, de 31 de maio a 2 de junho, com o tema ‘Partilhar o Pão, alimentar a Esperança – Reconheceram-n’O ao partir o pão’.
A entrevistada, que com o padre Alberto Gomes é delegada do Patriarcado de Lisboa para esta iniciativa, sublinha a importância de olhar para a pessoa “em todas as suas dimensões” e trazer essa preocupação para o seio das comunidades.
“Não podemos pensar na Eucaristia só como o momento em que se celebra a Missa. a Eucaristia existe antes, durante e depois, aliás, a própria palavra Missa diz isso mesmo”, observa, sublinhando a dimensão de envio ligada ao termo.
Aquilo que recebemos, que celebramos e que participamos, no momento da Eucaristia é aquilo que devemos levar a todos os que encontramos”, acrescenta.
Para Isabel Alçada Cardoso, um momento como o CEN obriga a “centrar o olhar” sobre a Eucaristia, “fonte e cume da vida da Igreja”.
Questionado sobre os desafios de ‘‘Partilhar o Pão, alimentar a Esperança’, assumidos no tema do V CEN, a entrevistada indica que a insistência nesta “dimensão missionária que implica a caridade, o cuidado com os outros, mas também o testemunho pessoal”.
“Vivemos com tantas dificuldades, guerras, e a esperança é fundamental, porque é uma estrutura da pessoa humana”, aponta.
A responsável espera a mobilização das comunidades católicas e adianta que, de Lisboa, irão a Braga “algumas centenas de pessoas”.
“O evento tem a dimensão cultual, depois tem a dimensão também das catequeses e das próprias liturgias, centradas no tema da Eucaristia, com momentos de adoração, de oração”, refere.
Ao longo das sextas-feiras das próximas semanas, o Programa ECCLESIA vai levar à RTP2 delegados das várias dioceses portuguesas para o V CEN.
PR/OC