Igreja/Portugal: Departamento Nacional promove processo «ESCUTA 360º» para ouvir novas gerações

Respostas aos questionários ajudam a construir «uma Pastoral Juvenil viva, atual e transformadora»

Lisboa, 19 set 2025 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), da Igreja Católica em Portugal, está a dinamizar o processo ‘ESCUTA 360º – Juntos, a escutar o futuro’, e convida “todos” a participar e a responderem a questionários, até 31 de dezembro.

“Mais do que recolher opiniões, trata-se de uma dinâmica sinodal que promove escuta ativa, corresponsabilidade e compromisso com a missão de anunciar o Evangelho às novas gerações. O objetivo é construir um Quadro de Referência para a Pastoral Juvenil em Portugal (QRPJP), significativo, atual e transformador”, explica o DNPJ, num comunicado enviado esta sexta-feira, à Agência ECCLESIA.

O processo ‘ESCUTA 360º – Juntos, a escutar o futuro’, contextualiza o departamento da Conferência Episcopal Portuguesa, é um caminho de diálogo e participação que “procura dar voz às experiências, inquietações, esperanças e desafios dos jovens” e de todos os agentes da pastoral juvenil em Portugal.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil informa que estão no segundo passo deste processo ‘ESCUTA 360º’ e convida “ todos, todos, todos” a darem o seu contributo através de dois questionários online – um geral e outro para os jovens – para “desenhar um QRPJP fiel à realidade juvenil e inspirador para o futuro”.

O organismo da Comissão Episcopal Laicado e Família da CEP publicou os documentos de apoio e os links para os dois questionários na sua página na internet e “apela à participação e à divulgação” junto das paróquias, movimentos, congregações, associações e dioceses.

O processo ‘Escuta 360º – Juntos a Escutar o Futuro’ vai ter mais quatro passos, a partir de 2026: 3º Passo – ‘escrever’ (janeiro); 4º Passo – ‘escutar’ (fevereiro e março); 5º Passo ‘concluir’ (março) e o sexto e último passo é ‘partilhar’ (abril).

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil publicou também o calendário de encontros, formações, reuniões, que propõe realizar e participar de setembro de 2025 e dezembro de 2026, “um caminho intenso e participativo, marcado por escuta, formação, reflexão e celebração”, onde a iniciativa ‘Escuta 360º’ “estrutura grande parte deste itinerário”.

“A planificação contempla ainda momentos-chave como as Jornadas de Formação em Pastoral Juvenil, o Conselho Nacional da Pastoral Juvenil com os encontros “Todos vão ouvir a nossa voz!”, a parceria formativa com o Grupo VITA, e dois grandes encontros nacionais: as Jornadas da Juventude e o Encontro Nacional de Juventude – Rejoice em Lamego”, destaca o DNPJ.

Esta semana, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil divulgou o encontro ‘Formação à Vista’, de 17 a 19 de outubro, no Seminário Maior de Coimbra, para elementos das dioceses, comunidades, movimentos, congregações, associações ou paróquias que acompanham jovens e desejam aprofundar esta missão.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top