Iniciativa acontece no âmbito das próximas eleições legislativas
Lisboa, 02 abr 2025 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), organismo da Conferência Episcopal Portuguesa, convidou todas as juventudes partidárias dos partidos com assento na Assembleia da República para um encontro de diálogo sobre as suas propostas.
A iniciativa, anunciada em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, acontece “com as eleições legislativas [18 de maio] no horizonte”.
“Reconhecendo o papel central dos jovens na construção da sociedade, o DNPJ quer fomentar o diálogo com os responsáveis políticos, reforçando o seu envolvimento na vida democrática do país”, indica a nota de imprensa.
O departamento cita o Papa, sublinhando que “a política é uma vocação de serviço que deve ser exercida com amor e dedicação ao bem comum”.
Este compromisso insere-se na visão de uma “Igreja em saída”, que “desafia a comunidade cristã a ir ao encontro do mundo, escutando e dialogando com todos”.
A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 evidenciou os sonhos, desafios e preocupações das novas gerações, reforçando a importância de promover espaços de escuta e participação ativa. Inspirado por essa experiência e pelo seu trabalho contínuo junto dos jovens, o DNPJ pretende fomentar o diálogo com os responsáveis políticos, reforçando o seu envolvimento na vida democrática do país”.
Os encontros propostos, indica o organismo católico, assumem três objetivos principais: “partilhar as preocupações e aspirações dos jovens cristãos identificadas pelo trabalho de proximidade do DNPJ; conhecer as propostas das juventudes partidárias no âmbito dos programas eleitorais; e refletir sobre os desafios centrais que impactam a vida dos jovens e o seu papel na sociedade”.
“Criar estas pontes de diálogo é fundamental para construir políticas públicas que respondam verdadeiramente às necessidades e aspirações das novas gerações, reforçando a sua participação na vida democrática do país”, conclui o comunicado de imprensa.
Em março, o DNPJ tinha apresentado o processo de escuta para a construção de um Quadro de Referência para a Pastoral Juvenil a partir do documento aprovado na assembleia plenária da CEP.
O processo ‘ESCUTA 360º – Juntos, a escutar o futuro’ é apresentado como um caminho de diálogo e participação, em 6 passos, no “qual se criam espaços e tempos para que os jovens e outros agentes envolvidos na pastoral juvenil em Portugal possam expressar as suas vivências, inquietações, esperanças e desafios”.
OC
Pastoral Juvenil: Departamento nacional apresentou «Escuta 360º – Juntos, a Escutar o Futuro»