Igreja/Portugal: Departamento Nacional da Pastoral Juvenil incentiva os jovens a envolver-se na vivência comunitária da Páscoa

Pedro Carvalho convida comunidades cristãs a serem «lugar de acolhimento e escuta» dos jovens

Foto: JMJ Lisboa 2023/ João Matos

Lisboa, 16 abr 2025 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil da Igreja Católica em Portugal dirigiu hoje um apelo aos jovens para que se envolvam “plenamente na vivência da Páscoa”, participem nas celebrações e momentos comunitários, e convida as comunidades a acolhê-los.

“Os jovens são parte essencial da vida e do futuro da Igreja. Nesta Páscoa, convidamo-los a caminhar com as suas comunidades, a participar nas celebrações, a rezar, a servir e a anunciar com alegria o Cristo Vivo”, explica o diretor do DNPJ, Pedro Carvalho, na informação enviada à Agência ECCLESIA.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil apela também às comunidades paroquiais a “abrirem espaço para a presença ativa dos jovens”, valorizando a sua participação e promovendo uma verdadeira cultura do encontro.

“As comunidades cristãs são chamadas a ser lugar de acolhimento e escuta. Que saibamos acolher os jovens com o coração aberto, reconhecendo neles a beleza da fé vivida com entusiasmo”, acrescenta Pedro Carvalho.

O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil reforça a importância de envolver os jovens e que eles assumam “um papel de protagonistas nas celebrações e momentos comunitários”, incentivando-os a expressar a sua fé de forma comprometida e autêntica, no apelo publicado na sua página na internet.

O organismo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) dedicado aos jovens lembra também no contexto do Ano Santo 2025, o 27.º jubileu da Igreja Católica, que o Papa Francisco tem desafiado os jovens a serem ‘Peregrinos de Esperança’, e esta Páscoa representa “uma oportunidade concreta” para acolher esse apelo, tornando a fé “uma experiência de beleza, participação e missão”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top