Encontro de secretariados diocesanos debateu uso das redes sociais
Fátima, Santarém, 23 jun 2014 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) vai reforçar a formação neste setor e promover uma maior interação entre os responsáveis da Igreja Católica.
“Destacou-se a necessidade de intensificar a formação, a partilha de ações/atividades e de fortalecer o caminho em conjunto com mais profundidade”, refere o comunicado final dos Secretariados Diocesanos de Pastoral Juvenil que decorreu em Fátima, sob o tema ‘Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus’.
Segundo o texto conclusivo, enviado à Agência ECCLESIA, a reunião de sexta-feira e sábado teve como objetivo debater “os desafios e perspetivas da Pastoral Juvenil no mundo atual, avaliar as ações nacionais, partilhar as realidades locais e projetar o futuro”.
Os secretariados, divididos em cinco grupos, analisaram ações passadas e projetaram o futuro das atividades da pastoral juvenil através do ‘Twitta lá’, “uma forma de auscultação simples inspirada no exemplo do Papa Francisco através da sua conta @Pontifex, na rede social Twitter”.
O diretor do DNPJ, padre Eduardo Novo, lembrou o Papa Francisco que defende uma Igreja em saída, que vai ao encontro de todos.
“Promover sempre e cada vez mais uma cultura do encontro com todas as realidades, desde a catequese à pastoral universitária”, disse.
No sábado, o frei Pedro Bravo apresentou a conferência ‘As Bem–Aventuranças, no contexto da Pastoral Juvenil no mundo atual’, segundo o evangelista São Mateus, e Filipe Teixeira falou do seu livro ‘A jornada em que almocei com o Papa – Uma revolução do coração’.
Os direitos de autor e as receitas do livro revertem para o Colégio La Alegria en El Señor de Lima, no Peru.
OC