Novo auxiliar vai ser ordenado bispo a 23 de julho, escolhendo o lema «Como barro nas Suas mãos»
Braga, 26 mai 2023 (Ecclesia) – D. Roberto Mariz, novo bispo auxiliar do Porto, dirigiu hoje uma saudação à diocese, na qual assume a intenção se abraçar esta missão com “total dedicação”, agradecendo a confiança do Papa Francisco.
“Ao bispo da Diocese do Porto, D. Manuel Linda, entrego a minha amizade com a completa disponibilidade para servir a Diocese do Porto em total lealdade, com dedicação e empenho”, refere o responsável, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
D. Roberto Mariz, até agora ecónomo-tesoureiro da Arquidiocese de Braga e pároco de São José de São Lázaro, foi nomeado bispo auxiliar do Porto, pelo Papa, com o título de Vita, antiga diocese na atual Tunísia.
O responsável dirige-se ainda a D. Vitorino Soares, bispo auxiliar, D. Pio Alves, auxiliar emérito, e a D. Joaquim Dionísio, que também foi nomeado hoje como novo auxiliar para a Diocese do Porto, apresentando-se como “como um irmão mais novo a aprender e a crescer na missão episcopal”.
Aos 49 anos, D. Roberto Mariz torna-se o mais jovem bispo português.
“Alargo o coração a todos os sacerdotes, diáconos, religiosos/consagrados e leigos da Diocese do Porto; manifesto a solicitude a todas entidades civis, académicas e militares que estão abrangidas nesta Diocese, com o enfoque claro nas mãos dadas que devemos ser na construção do bem comum em favor das pessoas que confiam no nosso trabalho”, escreve o responsável católico.
Saúdo as crianças, os jovens, os adultos e as pessoas idosas, tendo presente a atenção especial que é devida aos que sofrem de alguma fragilidade; somos todos convocados para sermos o Povo de Deus amado e alegre que caminha na esperança”.
O novo bispo auxiliar deixa uma palavra de agradecimento à Arquidiocese de Braga, que recorda como “uma referência pela fé vivida e comprometida das suas gentes”.
“Ao arcebispo metropolita de Braga e primaz das Espanhas, D. José Cordeiro, um abraço muito amigo e grato pela amizade e confiança que desde o início depositou em mim neste tempo em que trabalhamos sinodalmente; estendo a gratidão aos bispos auxiliares, D. Delfim Gomes e D. Nuno Almeida (agora nomeado bispo da Diocese de Bragança-Miranda), e ao arcebispo emérito, D. Jorge Ortiga, pelos longos anos de trabalho e confiança”, escreve.
D. Roberto Mariz, que vai ser ordenado bispo em Braga, a 23 de julho, escolheu o lema episcopal “Como barro nas Suas mãos” – “sicut lutum in manu mea” – uma passagem do livro bíblico do profeta Jeremias (cf. Jr 18, 6).
D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, publicou uma nota após a nomeação de D. Roberto Mariz, manifestando “viva alegria e enorme gratidão”.
“O cónego Roberto, ecónomo da arquidiocese, vigário episcopal para a Pastoral Social e a Mobilidade Humana e pároco de São José de São Lázaro em Braga, serviu com grande responsabilidade, humildade, lealdade, competência e sentido eclesial”, referiu.
OC